militares

Vídeo mostra adolescentes de escola pré-militar recitando frases violentas

Caso ocorreu na capital pernambucana, Recife. Os órgãos responsáveis apuram o caso

Taísa Medeiros
postado em 29/09/2022 22:25 / atualizado em 29/09/2022 22:25
Cursinho pré-militar estimula alunos a matar e torturar -  (crédito: Reprodução/Jornalistas Livres)
Cursinho pré-militar estimula alunos a matar e torturar - (crédito: Reprodução/Jornalistas Livres)

Um vídeo de um professor fazendo crianças e adolescentes repetirem frases de apologia à violência viralizou nesta quinta-feira (29/9) nas redes sociais. A gravação, feita no último sábado (24/9), mostra o educador de um curso pré-militar de Recife (Pernambuco), diante de um batalhão de jovens estudantes gritando mensagens violentas. O caso foi revelado pelo portal Jornalistas Livres.

“Matarei pela cidade, seja aleijado ou criança, menininho ou mulher. Sangue frio em minha veia congelou meu coração. Eu não tenho sentimento, nem tampouco compaixão. Interrogatório é muito fácil de fazer, a gente pega o marginal e bate nele até morrer. Quero banhar-me numa piscina de sangue, sangue dos mortos. Esse sangue eu já bebi...”, grita o homem.

No vídeo, os estudantes vestem roupas com camuflagem, marcham segurando suas mochilas, enquanto entoam as frases do professor. A escola é uma instituição privada de ensino, com filiais em todas as regiões do país, e que fornece treinamento intensivo para que os estudantes prestem provas militares, e assim ingressem na carreira militar.

Em resposta ao portal Jornalistas Livres, um gerente comercial da escola definiu como “infelicidade” o ocorrido. “Um jovem trouxe essa canção, e acaba todo mundo repetindo, então fica tudo muito despercebido quando o pessoal começa naquela empolgação”, explicou ao site.

Consultado pela reportagem do Correio, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) informou em nota que tomou conhecimento do vídeo na manhã desta quinta-feira, e já instaurou inquérito civil, para apuração dos fatos. “Uma cópia será encaminhada à Central de Inquéritos da Capital, para conhecimento e adoção de medidas que entender pertinentes. A portaria de instauração de inquérito civil deve sair publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE amanhã”, informa o órgão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação