DEBATE DA REDE GLOBO

Em debate da Globo, Lula promete quebrar sigilo de 100 anos de Bolsonaro

Fala ocorreu durante troca de acusações de corrupção com o candidato Jair Bolsonaro, que negou as acusações de corrupção

Luana Patriolino
postado em 29/09/2022 23:43 / atualizado em 29/09/2022 23:43
Lula durante no debate da Rede Globo nesta quinta-feira (29/9) -  (crédito: Reprodução/TV Rede Globo)
Lula durante no debate da Rede Globo nesta quinta-feira (29/9) - (crédito: Reprodução/TV Rede Globo)

O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu, no debate da TV Globo, na noite desta quinta-feira (29/9), quebrar o sigilo de 100 anos imposto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A resposta do petista aconteceu após um bate-boca com o chefe do Executivo — que tenta reeleição. Eles trocaram farpas sobre escândalos de corrupção.

Lula pediu direito de resposta e acusou Bolsonaro de formar quadrilhas, como na compra de vacinas e no caso das rachadinhas. “Ele (Bolsonaro) falar que montei quadrilha? Com a quadrilha da rachadinha dele que decretou sigilo de 100 anos? Falar de quadrilha comigo?", declarou.

Bolsonaro negou as acusações e em seguida, Lula voltou para um novo direito de resposta onde prometeu acabar com os sigilos de 100 anos decreto. Em outro momento do debate, o candidato petista ainda afirmou que seu partido atuou para identificar e punir a corrupção.

“Eu confesso ao povo que está assistindo que eu me sinto mal, uma espécie de estar atrapalhando o debate quando a gente poderia estar discutindo o futuro desse país. Eu queria lembrar as pessoas que graças ao que nós fizemos para combater a corrupção a corrupção foi descoberta e as pessoas foram punidas. Acontece que você poderia no processo de combate à corrupção prender os presos e liberar as empresas a funcionar”, disse.

Último confronto antes do primeiro turno

Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Felipe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) participam, nesta quinta-feira (29/9), do último debate entre os candidatos à presidência da República antes do primeiro turno, no domingo (2/10).

A Rede Globo convidou para o debate os postulantes de partidos com pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional. O debate é mediado pelo jornalista William Bonner e será dividido em quatro blocos, todos com confrontos diretos entre os presidenciáveis. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Lula no debate da Rede Globo
    Lula no debate da Rede Globo Foto: Reprodução/TV Rede Globo
  • Ex-presidente Lula participa de debate da Rede Globo
    Ex-presidente Lula participa de debate da Rede Globo Foto: Reprodução/Rede Globo
  • Lula durante debate da Rede Globo nesta quinta-feira (29/9)
    Lula durante debate da Rede Globo nesta quinta-feira (29/9) Foto: Reprodução/TV Globo
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação