Eleições 2022

A dois dias da eleição, Bolsonaro autoriza nomeação de até 561 aprovados na PF

Lei eleitoral veda nomeação de servidores "nos três meses que antecedem e até a posse dos eleitos". No entanto, Bolsonaro usou exceção afirmando que a não nomeação imediata comprometeria "funcionamento inadiável" da PF

Ingrid Soares
postado em 30/09/2022 15:32 / atualizado em 30/09/2022 15:34
 (crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)
(crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)

Na antevéspera do primeiro turno das eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que é candidato à reeleição, autorizou nesta sexta-feira (30/9) novas nomeações de até 561 aprovados no concurso da Polícia Federal (PF), cujo curso de formação encerrou em 2 de setembro de 2022. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O decreto em si não especificou o número de nomeados, que foi informado apenas por meio de nota do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A pasta lembrou a Lei Eleitoral, que veda a nomeação de servidores “nos três meses que antecedem e até a posse dos eleitos”. Porém, justificou que existem exceções para a restrição, entre as quais “a nomeação (...) necessária (...) ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do Chefe do Poder Executivo”.

“Dentro desse contexto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública ponderou que, devido às demandas do período eleitoral, às demandas decorrentes da presença de autoridades estrangeiras na posse em 1º de janeiro, às demandas de controle de ingresso e saída do País no final do ano e período de férias, além de outras questões, a não nomeação imediata comprometeria o funcionamento inadiável da Polícia Federal”, informou.

Ainda segundo o texto, “o número exato de candidatos a serem nomeados com base no ato depende ainda de vários fatores (desistências, candidatos sub judice, etc), mas pode chegar a 561, entre delegados, agentes e escrivães”. Os salários previstos no certame vão de R$ 12.522,50 a R$ 23.692,74.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação