Eleições 2022

BTG/FSB: Bolsonaro cresce e Lula cai, mas ainda lidera pesquisa

Ciro Gomes também apresentou queda no novo levantamento enquanto, Simone Tebet e Bolsonaro cresceram 1 ponto percentual cada

Na nova rodada de pesquisa eleitoral de intenção de votos no primeiro turno da FSB Comunicação para o banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (12/9), o ex-presidente e candidato pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, apresentou o maior percentual entre os candidatos com 41% das intenções.

Em segundo lugar está o presidente Jair Bolsonaro (PL) e candidato à reeleição com 35% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) manteve o terceiro lugar com 9% e Simone Tebet (MDB) em quarto (7%).

No comparativo com o levantamento anterior divulgado no dia 5 de setembro, Lula e Ciro caíram 1 ponto percentual. O petista tinha 42% e o pedetista 8%.

Em contrapartida, Simone Tebet e Bolsonaro apresentaram um crescimento de 1 ponto percentual. A candidata do MDB tinha 6% das intenções na última pesquisa e o presidente tinha 34%.

Foram entrevistados 2000 eleitores entre os dias 09 e 11 de setembro de 2022 e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob número BR-06321/2022.

Saiba Mais

2º turno

Foram comparados na pesquisa vários cenários de 2º turno entre os candidatos mais bem colocados na pesquisa.

Lula venceria todos os candidatos nos confrontos diretos. Na simulação entre o petista e Bolsonaro, Lula venceria com 51% das intenções, contra 38% de Bolsonaro. 

Nos outros dois cenários analisados de Bolsonaro, o candidato à reeleição perderia para Simone Tebet e Ciro Gomes. Nestes cenários, as intenções de voto foram de 48% para Tebet contra 40% de Bolsonaro e 50% para Ciro contra 38% do presidente.

Já Lula venceria Ciro Gomes com 46%, enquanto o pedetista tria 35% das intenções. Já no comparativo com Tebet, a candidata do MDB teve 34% das intenções contra 48% de Lula.

Saiba Mais