Eleições 2022

Ipec: Diferença entre Lula e Bolsonaro aumenta dentro da margem de erro

A pesquisa capta os efeitos, no eleitorado, dos atos do 7 de Setembro, quando Bolsonaro mobilizou centenas de milhares pessoas nos comícios do feriado da Independência, organizados paralelamente aos festejos cívico-militares

O Instituto Ipec divulgou, na noite desta segunda-feira (12/9), mais uma pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue na liderança da preferência do eleitorado para o primeiro turno, e ampliou a diferença para o presidente Jair Bolsonaro, que busca a reeleição. Na pesquisa estimulada (quando o eleitor recebe uma lista prévia dos candidatos), Lula aparece com 46% das intenções de voto; contra 31% de Bolsonaro.

Essa pesquisa capta os efeitos, no eleitorado, dos atos do Sete de Setembro, quando Bolsonaro mobilizou centenas de milhares pessoas nos comícios do feriado da Independência, organizados paralelamente aos festejos cívico-militares da Semana da Pátria. Mas, em relação à pesquisa feita na primeira semana de setembro pelo Ipec, os números mostram variações dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais. Lula subiu 2 p.p., enquanto Bolsonaro manteve a mesma pontuação da pesquisa anterior. A diferença entre os dois, agora, está em 15 pontos percentuais.

 

Reprodução Instagram - Lula fala no 7 de setembro
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - 08/09/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Sabatina do Correio braziliense na TV Brasília. Presidente Jair Bolsonaro entrevistado na bancada a jornalista Denise Rothemburg.
Ed Alves/CB - O grupo repudiou os ataques de Ciro a Lula, inclusive com "vocabulário chulo"
Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 06/09/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CB.Poder entrevista a Senadora Simone Tebet candidata a presidente da repúlbida.

Ciro Gomes (PDT) se mantém em terceiro, com 7% (tinha 8% na pesquisa anterior), tecnicamente empatado com a candidata do MDB, a senadora Simone Tebet, que registrou os mesmos 4% do último levantamento.

Na sequência aparecem Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D'Ávila (Novo), ambos com 1%, mesmo percentual da pesquisa do fim de agosto. Votos em branco, nulos ou eleitores indecisos representam 6% do eleitorado. Não sabem ou não responderam são 4%. A estabilidade dos números do Ipec não permite apontar se haverá segundo turno. A pesquisa ouviu, de forma presencial, 2.512 mil eleitores entre os dias 9 e 11 de setembro. O nível de confiança é 95%.

Lula mantém praticamente estável diferença para Bolsonaro no 2º turno

A pesquisa Ipec para Presidência da República, divulgada nesta segunda-feira (12/9), simulou o cenário para uma eventual disputa em segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente venceria o atual por 53% a 36%. Os números mostram a dificuldade de Bolsonaro conquistar eleitores para uma segunda rodada de confronto com Lula. Na pesquisa anterior, feita no início do mês, o presidente tinha os mesmos 36% de intenção de votos, contra 52% do petista. Na série histórica, Lula e Bolsonaro têm mostrado desempenhos estáveis entre os eleitores.

 

Saiba Mais