Eleições 2022

Eleições 2022: Brasileiros no Japão dão início na votação para presidente

A votação começou às 20h no horário oficial brasileiro. Por lá, são 76.570 brasileiros aptos a votar em 104 seções eleitorais

Fernanda Strickland
postado em 01/10/2022 23:19
Votações começam no Japão -  (crédito: Arquivo Pessoal)
Votações começam no Japão - (crédito: Arquivo Pessoal)

Neste ano, mais de 697 mil pessoas que moram em outros países poderão ir às urnas no dia 2 de outubro e votar para os cargos de presidente e vice-presidente da República. O número representa um aumento de 39,21% em relação a 2018, quando foram realizadas as últimas Eleições Gerais. No Japão as votações começaram às 20h no horário oficial brasileiro.

No pleito de 2022, a votação ocorrerá em 181 cidades estrangeiras, de Xangai, na China, a Nova Iorque, nos Estados Unidos. Por volta das 8h, horário local do Japão, as votações começaram a ter filas grandes, pois muitos queria votar no primeiro momento. 

Confira as fotos:

 

  • Votações começam no Japão Arquivo Pessoal
  • Votações começam no Japão Arquivo Pessoal
  • Votações começam no Japão Arquivo Pessoal
  • Votações começam no Japão Arquivo Pessoal
  • Votações começam no Japão Arquivo Pessoal
  • Votações começam no Japão Arquivo Pessoal
  • Votações começam no Japão Arquivo Pessoal

Em abril, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a instalação de postos de votação fora da sede das embaixadas e repartições consulares em 21 países. A decisão atendeu a um pedido feito pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), que apontou a necessidade de criação de novas seções eleitorais para abarcar o índice crescente de eleitores que não votam no Brasil.

Vale lembrar que o voto é facultativo para menores de 18 anos, maiores de 70 e pessoas analfabetas. Sendo assim, brasileiros maiores de idade que residem no exterior devem cumprir as obrigações eleitorais e votar, ao menos, para escolher as candidaturas à Presidência e à Vice-Presidência.

No entanto, quem optar por manter o domicílio eleitoral em município brasileiro continua obrigado a votar em todas as eleições. Nesse caso, será necessário justificar as ausências às urnas enquanto estiver fora do país.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação