Eleições 2022

Aliada de Bolsonaro, Tereza Cristina é eleita senadora pelo MS

Eleita deputada federal pelo Mato Grosso do Sul em 2015, Tereza Cristina atuou como ministra da Agricultura no governo de Jair Bolsonaro

Pedro Grigori
Jéssica Andrade - Especial para o Correio
postado em 02/10/2022 19:09 / atualizado em 03/10/2022 00:20
 (crédito:  Marcello Casal JrAgência Brasil )
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil )

A ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP) foi eleita senadora pelo Mato Grosso do Sul, nas eleições de 2022, neste domingo (2/10). Com 100% das urnas apuradas no estado, a ruralista tem 60,85% dos votos, 829.149 votos no total.  

O oponente dela, o ex-ministro da Saúde Mandetta, ficou em segundo lugar, com 15,12% e não foi reeleito.

Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias é uma engenheira agrônoma, empresária. Foi secretária de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul durante o governo de André Puccinelli (MDB).Ela foi uma das lideranças que defendem a aprovação do Projeto de Lei 6.299, que flexibiliza as regras para fiscalização e aplicação de agrotóxicos no país, e por essa atuação ganhou o apelido de "Musa do Veneno". 

A ex-ministra foi líder da Bancada Ruralista em 2018 e uma das principais responsáveis pela aprovação do projeto de lei nº 6.299/2002 na Câmara dos Deputados, que regulamenta o processo de registro de agrotóxicos no Brasil.

Em janeiro de 2019, passou a integrar o Governo Jair Bolsonaro, onde assumiu o cargo de Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação