Eleições 2022

Com 73% das urnas apuradas, Lula passa à frente de Bolsonaro

A apuração começou às 17h. Por mais de duas horas, Bolsonaro esteve na liderança da corrida ao Planalto. No entanto, o ex-presidente Lula começou a crescer na porcentagem e diminuir a vantagem até virar

Luana Patriolino
postado em 02/10/2022 20:13 / atualizado em 02/10/2022 20:14
 (crédito:  Ricardo Stuckert/Flickr)
(crédito: Ricardo Stuckert/Flickr)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já totalizou a apuração de 52,21% das urnas eletrônicas em todo país. Até a publicação desta matéria, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcava 45,99%, passando à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 45,29% dos votos. 

A apuração começou às 17h. Por mais de duas horas, Bolsonaro esteve na liderança da corrida ao Planalto. No entanto, o ex-presidente Lula começou a crescer na porcentagem. A expectativa é de que o petista siga avançando com a totalização dos votos dos estados do Nordeste e com os colégios eleitorais do Sudeste.

Simone Tebet (MDB) está em terceiro lugar, com 4,42% e, em quarto, o pedetista Ciro Gomes com 3,08%. Em seguida, Felipe D’ávila (Novo), 0,51%; Soraya Thronicke (União Brasil), 0,51%; Padre Kelmon (PTB), 0,07%; Léo Péricles (UP), 0,05%; Sofia Manzano (PCB), 0,04%; Vera Lúcia (PSTU), 0,02%; e Constituinte Eymael (DC), 0,01%.

Geralmente, o resultado matemático das eleições começa a sair por volta das 19h30 do mesmo dia da votação. O atraso deste ano é justificado pela alta quantidade de eleitores. As entradas nas seções encerraram às 17h, mas os que estavam na fila das cabines receberam senhas para conseguirem votar.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação