Eleições

Ex-ministro Marcos Pontes, do PL, é eleito senador em São Paulo

Em disputa acirrada com Márcio França, o candidato bolsonarista levou a melhor e garantiu a vaga do Senado

Thays Martins
postado em 02/10/2022 20:36 / atualizado em 03/10/2022 02:10
 (crédito: AFP/Evaristo Sa)
(crédito: AFP/Evaristo Sa)

O ex-ministro Marcos Pontes (PL) foi eleito senador por São Paulo. Com 100% das urnas apuradas, a vitória do astronauta se deu com 10.714.518 votos, 49,68% do total. Ele superou o favorito, o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB), que teve 7.822.518, com 36,27%. 

Marcos Pontes foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações durante a gestão Bolsonaro e lançado como candidato ao Senado apoiado pelo candidato à reeleição.

Astronauta, Marcos Pontes foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço em 2006. Nas eleições de 2018, ele elegeu-se segundo suplente de senador na chapa do Major Olímpio (PSL-SP). Além disso, em 2014, ele concorreu a uma vaga como deputado federal pelo PSB e acabou ficando na suplência.

Acompanhe aqui a apuração do resultado das eleições

No total, cinco cargos estão em disputa neste 1º turno: deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República.

Este ano, estarão em disputa uma vaga na Presidência da República, 27 nos governos dos estados e do DF, 27 no Senado, 513 na Câmara dos Deputados, 1.035 nas Assembleias Legislativas dos estados e 24 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação