Eleições 2022

Lula confirma conversa com Tebet e diz que PSD o apoiará nacionalmente

Ex-presidente Lula participou de coletiva nesta terça-feira (4/10) após reunião com frades franciscanos, em São Paulo. Mais cedo, Lula recebeu apoio declarado do PDT; Ciro Gomes acompanhou a decisão do partido

Victor Correia
postado em 04/10/2022 17:42 / atualizado em 04/10/2022 17:42
 (crédito: Reprodução/Youtube @Lula)
(crédito: Reprodução/Youtube @Lula)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta terça-feira (4/10) que já conversou com a senadora Simone Tebet (MDB) sobre eventual apoio no segundo turno. O petista, porém, disse que o diálogo ocorre primeiro entre os partidos políticos. Ainda sobre eventuais apoios no segundo turno, Lula afirmou que receberá senadores do PSD na próxima quinta-feira (6) e que a legenda o apoiará nacionalmente.

"Já", respondeu brevemente Lula ao ser questionado por uma jornalista, em coletiva de imprensa, se havia conversado com Tebet sobre o apoio. "Nós temos um tempo de respeito à relação que a nossa presidenta [Gleisi Hoffmann] tem com os partidos políticos. Antes de conversar pessoalmente com as pessoas, nós temos tentado conversar com os partidos, para que não haja um rompimento das relações diplomáticas", acrescentou o ex-presidente, sem dar mais detalhes sobre o teor da conversa com a senadora do MDB. O candidato reuniu-se hoje com frades franciscanos, em São Paulo, e falou com a imprensa logo depois.

Apoio do PDT

Mais cedo, Lula recebeu apoio declarado do PDT e de Ciro Gomes (PDT) após negociação entre a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o presidente do PDT, Carlos Lupi. A expectativa é que Tebet declare seu apoio ao petista, mas o MDB pode liberar seus diretórios para apoiarem quem quiser. O anúncio da senadora, porém, só deve ocorrer após manifestação da legenda.

"Eu conversei com as pessoas do PSD e fui informado que na quinta-feira (6) vem um grupo de pessoas do PSD aqui apoiar a nossa candidatura, apesar do [Gilberto] Kassab apoiar o nosso adversário aqui em São Paulo. O PSD a nível nacional vai me apoiar para a Presidência da República. E assim nós vamos costurando cada personalidade, cada partido político, sem criar constrangimento a ninguém", declarou Lula.

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação