Eleições 2022

Lula ou Bolsonaro? Apoio de Temer a presidenciáveis causa expectativa

Em São Paulo, o emedebista sinalizou apoiar Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo estadual. Em 2021, o ex-titular do Planalto ajudou Bolsonaro a diminuir a crise institucional ao escrever uma carta de pacificação

Victor Correia
postado em 05/10/2022 13:36 / atualizado em 05/10/2022 21:14
 (crédito: Agencia Brasil/Divulgação.)
(crédito: Agencia Brasil/Divulgação.)

Três dias após o resultado das urnas, o ex-presidente Michel Temer (MDB) avalia como deve se posicionar neste segundo turno. No dia em que o MDB liberou seus filiados a anunciar o apoio a Luiz Inácio Lula da Silva ou a Jair Bolsonaro, criou-se uma expectativa em torno da decisão de Temer. Em São Paulo, o ex-presidente vai endossar a candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) contra Fernando Haddad (PT). Em relação à corrida presidencial, é possível que Temer adote uma posição neutra. 

Temer está em viagem a Londres, na Inglaterra, e volta ao Brasil na sexta-feira (7/10). Ao longo do governo Bolsonaro, ele manteve uma relação cordial com o atual presidente. Um dos episódios mais importantes foi a carta, escrita em 2021, na qual Bolsonaro se comprometia a "não esticar a corda" e respeitar os Poderes da República.

Temer, por outro lado, ainda é alvo de muitos ataques do Partido dos Trabalhadores. Frequentemente ele é acusado de participar do movimento que teria culminado no impeachment de Dilma Rousseff em 2016. 

Na manhã desta quarta (5/10) o MDB liberou seus membros a apoiar quem quiserem na corrida presidencial. "Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência", diz comunicado do partido.

O candidato a vice na chapa com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB), chegou a tentar negociar com Temer para que ele apoiasse o petista. O emedebista, porém, condicionou o acordo a uma mudança de discurso do PT sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), de quem Temer era vice antes de assumir a cadeira. O impeachment é classificado como um golpe publicamente por membros do PT, e Temer como um golpista.

Já Simone Tebet (MDB), que concorreu ao Planalto pelo partido no primeiro turno, deve anunciar seu apoio a Lula ainda hoje. Ela convocou um pronunciamento para as 16h. 

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação