Eleições 2022

MDB de Simone Tebet libera membros do partido a apoiarem Lula ou Bolsonaro

O anúncio era esperado e foi feito nesta quarta (5/10) pelo partido, em comunicado assinado pelo presidente da legenda, Baleia Rossi. A expectativa é de que Tebet anuncie apoio a Lula hoje à tarde

Victor Correia
postado em 05/10/2022 13:07 / atualizado em 05/10/2022 13:07
 (crédito:  Miguel SCHINCARIOL/AFP)
(crédito: Miguel SCHINCARIOL/AFP)

O MDB anunciou nesta quarta-feira (5/10) que liberou o apoio de seus membros tanto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto a Jair Bolsonaro (PL) para o segundo turno das eleições. A legenda disse ainda que, seja quem for o vencedor da disputa, cobrará respeito ao sistema eleitoral e à Constituição. A expectativa é de que a candidata do partido no primeiro turno, Simone Tebet (MDB), anuncie ainda hoje seu apoio a Lula. Ela convocou um pronunciamento para as 16h.

"Nas últimas 48 horas, dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos externaram sua posição em relação à disputa nacional em segundo turno. Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência", disse a legenda em comunicado.

"Em qualquer cenário, o MDB deixa claro que que cobrará do vencedor o respeito ao voto popular, ao processo eleitoral como um todo e, sobretudo, a defesa intransigente da Constituição de 1988 e do Estado Democrático de Direito", completa o documento, assinado pelo presidente nacional da legenda, Baleia Rossi.

Cobertura do Correio Braziliense


Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

A expectativa é que a candidata do partido no primeiro turno, Simone Tebet (MDB), anuncie ainda hoje seu apoio a Lula. Ela convocou um pronunciamento para as 16h desta quarta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação