Eleições 2022

Pimenta da Veiga, ex-prefeito de BH, declara apoio a Lula no segundo turno

Nome tradicional do PSDB mineiro, tucano deixou diferenças entre os partidos de lado e afirmou que espera que 'Lula consiga manter a democracia'

Luana Pedra - Estado de Minas
postado em 05/10/2022 17:46 / atualizado em 05/10/2022 17:47
 (crédito: Hugo Cordeiro)
(crédito: Hugo Cordeiro)

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Pimenta da Veiga (PSDB), declarou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais. A declaração foi dada em entrevista ao Estado de Minas nesta quarta-feira (5/10). Assim como o ex-presidente tucano, Fernando Henrique Cardoso, Pimenta afirmou que a sua escolha se deu em prol da democracia.

“Confirmo meu voto em Lula, porque não quero correr um risco institucional. O Bolsonaro representa esse risco. Ele é claro nas posições dele, busca por conflitos institucionais. Votarei no Lula esperando que ele consiga manter a democracia no Brasil”, ressaltou.

O diretório nacional do PSDB afirmou que deixará os seus membros decidirem em quem irão apoiar neste segundo turno. O partido, no entanto, se colocou neutro na disputa. Apesar disso, após a confirmação do atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), em apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL), grandes nomes do partido criticaram a decisão e, muitos, saíram em debandada do partido. Alexandre Frota (PSDB), Rodrigo Maia (PSDB) e o advogado Gustavo Covas, irmão do ex-governador Bruno Covas, já pediram desfiliação do partido.

Para Pimenta, Garcia teve “seus motivos” para escolher Bolsonaro. No entanto, o ex-prefeito afirmou que o atual governador de São Paulo é novo no partido e que em um segundo turno é preciso comparar os candidatos. Pimenta também afirmou que não irá comentar as decisões do partido e de outros diretórios, e ressaltou que a escolha por Lula é pessoal.

“Em minha vida pública, eu me dediquei a duas coisas: buscar uma sociedade mais equilibrada economicamente e, também, lutar pela democracia. E eu sei que Bolsonaro não representa isso”, afirmou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação