Fake news

TSE manda excluir vídeo em que Gabrilli associa Lula a morte de Celso Daniel

A decisão é sobre uma entrevista com a senadora para a rádio Jovem Pan

Fernanda Strickland
postado em 07/10/2022 19:23
 (crédito:  Divulgação)
(crédito: Divulgação)

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Cláudia Bucchianeri suspendeu, na noite da última quinta-feira (6/10), o compartilhamento de uma entrevista veiculada na emissora Jovem Pan onde a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) acusava o ex-presidente Lula de participação na morte do prefeito Celso Daniel.

A decisão liminar foi em uma representação apresentada pela Coligação Brasil da Esperança da chapa Lula e Alckmin. 

A entrevista deve ser retirada do Twitter, Youtube, Facebook e Tik Tok. Além da retirada do conteúdo, a ministra Maria Cláudia Bucchianeri determinou multa diária no valor de R$ 10 mil em caso de “reiteração de postagens com conteúdo idêntico”.

Em sua decisão, a ministra reconhece que: “Esse mesmo entendimento foi reiterado pelo Plenário desta Corte, em temática correlata à ora discutida nesta representação, no julgamento  em que fiquei vencida isoladamente. Em atenção ao princípio da colegialidade, curvei-me à referida orientação plenária e deferiu o pedido de medida liminar formulado nos autos da Rp nº 0601307-62/DF, o que fiz para suspender o compartilhamento da mesma entrevista concedida por Mara Gabrilli”, diz a decisão.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação