Eleições 2022

Bolsonaro reforça proposta de aumentar para 16 o número de ministros do STF

Presidente disse que proposta pode ser descartada se a Corte "baixar um pouco a temperatura"

Gabriela Ornelas
postado em 09/10/2022 15:13 / atualizado em 09/10/2022 15:13
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, neste domingo (9/10), que pode aumentar o número de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) após as eleições.

Segundo Bolsonaro, existe uma proposta de alteração dos atuais 11 ministros para 16. O atual Presidente da República disse que, para isso acontecer, vai depender da “temperatura” da corte. As declarações foram dadas ao Canal do Pilhado, no Youtube.

Caso Bolsonaro ganhe as próximas eleições, o STF contaria com mais dois ministros indicados por ele, já que Rosa Weber e Ricardo Lewandowski estão próximos de se aposentar. Aumentando o número de ministros, o presidente poderia ter maioria dentro do Supremo. 

"Se eu for reeleito, e o Supremo baixar um pouco a temperatura, já temos duas pessoas garantidas lá [Kassio Nunes Marques e André Mendonça], tem mais gente que é simpática à gente, mas já temos duas pessoas garantidas lá, que são pessoas que não dão voto com sangue nos olhos, tem mais duas vagas para o ano que vem, talvez você descarte essa sugestão", explicou o presidente.

Bolsonaro sabe que precisa conversar com as duas Casas, Câmara e Senado, sobre a tramitação de uma proposta nesse sentido. "Está na cara que muita gente do Supremo vai para dentro da Câmara e do Senado contrário, porque se você aumenta o número de ministros do Supremo, você pulveriza o poder deles. Eles passam a ter menos poder e lógico que não querem isso", completou.

O candidato à reeleição reiterou que a composição da Câmara e do Senado ficaram mais favoráveis para ele após o pleito do último domingo, facilitando as discussões de suas ideias no Congresso Nacional.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação