ELEIÇÕES 2022

Datafolha divulga hoje (14/10) nova pesquisa para o 2º turno pela Presidência

O levantamento pode mostrar um cenário de como os apoios recebidos por Lula e Bolsonaro impactaram na decisão dos eleitores

Correio Braziliense
postado em 14/10/2022 00:01
 (crédito: TIMOTHY A. CLARY / AFP e TIMOTHY A. CLARY / AFP)
(crédito: TIMOTHY A. CLARY / AFP e TIMOTHY A. CLARY / AFP)

O Instituto Datafolha divulga, nesta sexta-feira (14/10), a segunda pesquisa que apura a preferência dos eleitores sobre os dois candidatos à Presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou presidente, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, no segundo turno das eleições. Os dados estarão disponíveis no site do Correio.

Praticamente duas semanas após o primeiro turno das eleições, ocorrido no domingo (2/10), o levantamento vai mostrar como está a disputa eleitoral.

No último levantamento do Datafolha, divulgado na sexta-feira da semana passada, Lula lidera a disputa pelo Palácio do Planalto. Considerando os votos válidos, que é a métrica adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições, onde brancos e nulos são retirados, o petista tinha 53% dos votos, contra 47% de Bolsonaro.

A pesquisa está registrada sob o número BR-01682/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Serão ouvidas 2.898 em 180 municípios em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa tem o custo de R$ 385.874, sendo contratada pela Folha da Manhã, que edita o jornal Folha de S.Paulo, e o grupo Globo.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.