ELEIÇÕES 2022

Em julgamento no TSE, Moraes fala em novas modalidades de fake news

Ministro disse que as campanhas eleitorais estão usando novas formas de disseminar notícias falsas

Luana Patriolino
postado em 13/10/2022 17:19 / atualizado em 13/10/2022 17:20
 (crédito: Antonio Augusto/Secom/TSE)
(crédito: Antonio Augusto/Secom/TSE)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse, nesta quinta-feira (13/10), que as campanhas eleitorais estão utilizando novas modalidades de fake news para dissuadir o público. Segundo o magistrado, existem "duas novas modalidades de desinformação" em curso nas redes.

“A primeira delas é a manipulação de algumas premissas verdadeiras, que junta várias informações verdadeiras que aconteceram chegando a uma conclusão falsa. A segunda delas é a utilização de mídias tradicionais para se plantar fake news e, a partir disso, as campanhas replicam essas fake news, dizendo que ‘isso é uma notícia’”, declarou.

Moraes disse ainda que a Justiça Eleitoral está pronta para punir os responsáveis por disseminar fake news. “Não se pode admitir mídia tradicional de aluguel, que faz uma suposta informação jornalística absolutamente fraudulenta para permitir que se replique isso. Esses casos cresceram muito a partir do segundo turno, e devem ser combatidos para garantir a informação de verdade”, afirmou.

A declaração foi dada durante o julgamento de uma ação protocolada pela campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a remoção de um vídeo divulgado no canal bolsonarista "Brasil Paralelo". Por maioria, o TSE decidiu suspender o vídeo, sob pena de multa de R$ 10 mil por cada dia de material veiculado.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação