Racismo

Flávia Oliveira sobre polêmica do 'CPX': 'É horror à favela, é racismo'

Jornalista e comentarista da GloboNews, Flávia Oliveira criticou, via redes sociais, a associação da sigla 'CPX' a grupos de tráfico no Rio de Janeiro

Luana Pedra - Estado de Minas
postado em 13/10/2022 16:23 / atualizado em 13/10/2022 16:23
Flávia Oliveira é comentarista de política e economia na GloboNews -  (crédito: Reprodução/GloboNews)
Flávia Oliveira é comentarista de política e economia na GloboNews - (crédito: Reprodução/GloboNews)

Flávia Oliveira, jornalista e comentarista da emissora GloboNews, criticou em suas redes sociais a associação da sigla ‘CPX’ com grupos de tráfico do Rio de Janeiro. A polêmica gira em torno do boné que foi utilizado pelo candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante ato realizado ontem (12/10), no Complexo do Alemão.

A sigla ‘CPX’, que estava escrita em vermelho no boné do ex-presidente, significa “complexo”. É uma abreviação da palavra. A expressão é comumente utilizada pelos moradores das favelas do Rio de Janeiro e, inclusive, até pela Polícia Militar do estado.

No entanto, as imagens de Lula com o boné foram compartilhadas por eleitores bolsonaristas nas redes sociais, afirmando que o petista estava com um acessório que se referia a grupos criminosos e gangues do tráfico do Rio de Janeiro.

A informação falsa foi compartilhada pelo filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL). A deputada federal Carla Zambelli (PL) também divulgou a fake news em suas redes sociais.


Em sua página do Twitter, a jornalista Flávia Oliveira afirmou que a criação da fake news é “racismo e ódio às favelas”. Flávia utilizou suas redes sociais para desmentir a falsa relação e explicar o que a sigla, de fato, significa.

“Criminalizar a CPX, que o Rio sabe que é abreviação de Complexo do Alemão, é horror à favela. É racismo. Não tem outro nome”, disse a jornalista.

O "Beabá da Política"

A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação