Eleições 2022

Bolsonaro volta a atacar STF e se coloca como candidato "contra o sistema"

Presidente também atacou os eleitores do ex-presidente Lula e insistiu no discurso de que as eleições são luta do "bem contra o mal"

Henrique Lessa
postado em 14/10/2022 16:32 / atualizado em 14/10/2022 16:32
 (crédito: Reprodução Youtube de Jair Bolsonaro )
(crédito: Reprodução Youtube de Jair Bolsonaro )

O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu a virada de votos para vencer a disputa pelo segundo turno das eleições no próximo dia 30. Também voltou a fazer críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), garantindo que, após a sua reeleição, “todos irão se enquadrar dentro das quatro linhas da Constituição”.

Associando novamente os eleitores do primeiro colocado nas intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao crime, Bolsonaro afirmou que "quando ele me passou durante a apuração, onde teve festa no Brasil? Só nos presídios, mais em lugar nenhum". O presidente também reforçou o discurso de que a eleição seria uma luta do bem contra o mal, e que sua vitória seria o bem, que sempre acaba vencendo. O chefe do Executivo participou de comício em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde faz campanha nesta sexta-feira (14/10).

Mais cedo, o candidato do PL deu uma entrevista a podcasts de apoiadores sobre futebol, na qual afirmou que “o Palmeiras foi rebaixado duas vezes, e voltou. Mas na política isso não ocorre. A Venezuela foi rebaixada não volta mais, a Argentina tem 40% do seu povo na linha da miséria, o Chile vai no mesmo caminho, a Colômbia também”.

Bolsonaro também disse não ser o “melhor cara do mundo”, mas que a alternativa agora seria ele ou “o outro cara”. Seguindo nas metáforas com o futebol, destacou que não seria somente ele ou o adversário a chegar ao Planalto, se eleito, mas um time inteiro. “É um dia decisivo no dia 30, não é apenas um cara que vai chegar lá, é um time todo. Veja quais são os atletas do Lula e quais são os atletas do Bolsonaro”, questionou.

“Contra o sistema”

Já no estado do Rio de Janeiro, em Duque de Caxias, durante comício, o presidente provocou os eleitores de Lula, dizendo que eles sequer sabem porque votaram no petista.

Apesar de ser candidato à reeleição, Bolsonaro reforçou o discurso de ser o candidato “contra o sistema”, garantindo ter realizado um “governo sem corrupção”, ao desconsider todas as denúncias de investigação no seu governo.

Contando com o entusiasmo da plateia do comício, o candidato voltou a defender a redução da maioridade penal e, com menos entusiasmo dos presentes, o excludente de ilicitude para policiais. E ressaltou, mais uma vez os feitos do seu governo, como o preço da gasolina, “um dos mais baixos do mundo”, segundo o presidente, e o Auxílio Brasil de R$ 600.

Participaram do evento, ao lado de Bolsonaro, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), o senador reeleito Romário (PL), e a deputada Clarissa Garotinho (União).

Um dos anfitriões do comício era o ex-deputado Washington Reis (MDB), que desistiu de disputar a vaga de vice-governador do estado Rio de Janeiro na chapa de Cláudio Castro depois da ameaça de provável enquadramento na lei da Ficha Limpa em função das condenações, inclusive pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a sete anos de prisão por crime ambiental.

Cobertura do Correio Braziliense


Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação