ELEIÇÃO 2022

Zema, governador de MG, leva prefeitos para encontro com Bolsonaro

"Nós temos muito trabalho para reverter a votação do primeiro turno", declarou Zema. Segundo a comunicação da campanha, estariam presentes 600 chefes de executivos municipais

Henrique Lessa
postado em 14/10/2022 19:37 / atualizado em 14/10/2022 19:38
Minas Gerais é um estado central na campanha de Bolsonaro à reeleição, a reversão dos votos no estado é vista como fundamental -  (crédito:  Gladyston Rodrigues/Estado de Minas)
Minas Gerais é um estado central na campanha de Bolsonaro à reeleição, a reversão dos votos no estado é vista como fundamental - (crédito: Gladyston Rodrigues/Estado de Minas)

Durante campanha de eleição nessa quinta-feira (15/10), o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, foi pela manhã a um comício em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro, e logo depois partiu para um encontro com prefeitos de Minas Gerais na capital mineira na parte da tarde.

Aos gritos de “mito, mito, mito” e “Fora PT” em um auditório lotado, ao lado do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) Marcus Vinícius (PSDB), o presidente falou em frente aos apoiadores que aplaudiam entusiasmados.

Zema falou que o momento é de "guerra" e que os prefeitos presentes teriam a missão de afastar o “risco do PT” voltar ao poder no país “Nós temos muito trabalho para reverter a votação do primeiro turno, o futuro do Brasil, está nas mãos das pessoas que estão nessa sala aqui agora. Refrescar a memória do mineiro de como foi trágica a gestão do PT aqui”, e completou questionando a campanha petista sobre os aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Minas “Cadê a Dilma, cadê o Pimentel aqui?”.

Segundo a comunicação da campanha, estariam presentes 600 chefes de executivos municipais, informação não confirmada. A reportagem do jornal O Estado de Minas, dos Diários Associados, apurou que diversos prefeitos chegaram ao encontro com o candidato em carros oficiais das prefeituras, o que configuraria crime eleitoral, como exemplo, a reportagem flagrou o prefeito do município de Santo Antônio do Rio Abaixo, Alexandre Rodrigues de Souza (Patriotas), chegando ao local dirigindo o carro oficial da prefeitura que fica a 170 quilômetros da capital mineira.

Interrompido pela plateia eufórica, Bolsonaro prometeu o 13º para as mulheres contempladas com o Auxílio Brasil. Também antecipou que teve acesso aos números de homicídios que deve ser anunciado nos próximos dias com números de mortes por 100 mil habitantes abaixo de 20 — o que atribuiu a sua gestão.

Também anunciou um investimento de mais de R$ 2 bilhões para a construção do metrô em Belo Horizonte, e usou a oportunidade para acusar Lula e a ex-presidente Dilma Roussef (PT) de terem financiado a construção do metrô apenas em Caracas — capital da Venezuela.

Minas Gerais é um estado central na campanha de Bolsonaro à reeleição, a reversão dos votos no estado é vista como fundamental para diminuir a diferença de votos do primeiro turno que deu a vitória do petista. Com um apoio ostensivo do governado do estado, o presidente vem intensificando as agendas no estado, onde sempre afirma que nasceu de novo, em uma referência ao atentado que sofreu na campanha de 2018.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação