Eleições 2022

Após retotalização de votos, Pablo Marçal se elege deputado federal; entenda

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo fez uma retotalização de votos após Justiça retirar júdice da candidatura

Raphael Felice
postado em 14/10/2022 21:53 / atualizado em 14/10/2022 21:53
A alteração favorece a base aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL), que já possui maioria considerável no Congresso Nacional -  (crédito: Reprodução/Instagram @pablomarcal1)
A alteração favorece a base aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL), que já possui maioria considerável no Congresso Nacional - (crédito: Reprodução/Instagram @pablomarcal1)

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou, nesta sexta-feira (14/10), que Pablo Marçal (PROS-SP) teve o judice retirado de candidatura e após retotalização dos votos, foi eleito deputado federal. O procedimento considera alterações no julgamento das candidaturas ocorridas até 13 de outubro.

No fim de setembro, Marçal teve seu pedido de candidatura rejeitado pelo TRE-SP por não apresentar documentos necessários. Por isso, o deputado eleito concorreu ao pleito sob judice. Até a decisão favorável da Justiça, a votação de Marçal (243.037 votos) não foi considerada na definição de eleitos.

A decisão que autorizou a candidatura de Marçal foi dada no dia 6 de outubro, após o candidato apresentar embargo de declaração. “Agora, com a retotalização, os seus votos foram validados, abrindo uma vaga para seu partido”, informou o TRE-SP.

Com a entrada de Marçal, Luiz Paulo Teixeira Ferreira, da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) saiu da condição de eleito e se tornou 1º suplente. A alteração favorece a base aliada do presidente Jair Bolsonaro (PL), que já possui maioria considerável no Congresso Nacional.

A retotalização dos votos não altera as eleições majoritárias. 

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação