Eleições 2022

TSE determina suspensão de propaganda de Bolsonaro em que Zema ofende Lula e PT

No vídeo de 30 segundos, Zema aparece discursando por 29 segundos na propaganda de Bolsonaro, o que não é permitido

Raphael Felice
postado em 15/10/2022 21:07
 (crédito:  Reprodução/Video)
(crédito: Reprodução/Video)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, neste sábado (15/10), a suspensão imediata da veiculação da propaganda eleitoral “Quem é mineiro tem obrigação de saber”, do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), em que o governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), faz uma série de ataques ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva e ao PT.

No vídeo de 30 segundos, Zema aparece discursando por 29 segundos na propaganda de Bolsonaro, o que não é permitido. O artigo 54 da lei eleitoral (Lei 9.504/1997) determina que apoiadores dos candidatos só podem aparecer em até 25% do tempo total da transmissão da propaganda. Ou seja, o governador só poderia participar da produção por cerca de 8 segundos.

Diante da quebra de regra, a Coligação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdob, PSOL, REDE, PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros) apresentou a ação para retirada da propaganda, acatada pelo ministro Paulo de Tarso Sanseverino.

Segundo a defesa da chapa Lula/Alckmin, além de Zema aparecer na produção por quase 100% do tempo, ele também faz "discursos inverídicos" com a finalidade de ofender "a honra e a imagem de Lula", para manipular a intenção de voto do eleitor. A propaganda foi veiculada ao menos 45 vezes, nos dias 12 e 13/10.

"O ministro Paulo de Tarso Sanseverino apontou, em sua decisão, que a propaganda eleitoral impugnada é ilícita, pois o programa publicitário é formado quase que, na sua integralidade, com a imagem e áudio do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que é apoiador político do candidato Jair Messias Bolsonaro", disse a defesa da coligação Brasil da Esperança, assinada pelos escritórios Aragão e Ferraro Advogados e Zanin Martins Advogados.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação