Eleições 2022

TSE pede para governo e Cade justificarem ação contra institutos de pesquisa

Alexandre de Moraes já havia impedido que a Polícia Federal e o Cade prosseguissem com a investigação

Raphael Felice
postado em 15/10/2022 18:39
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, deu prazo de três dias para que Alexandre Macedo, presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e o ministro da Justiça, Anderson Torres, deem explicações sobre as investigações abertas contra institutos de pesquisa.

No último dia 13, os dois órgãos abriram investigações contra os institutos. Com base em um ofício da campanha do presidente Jair Bolsonaro, o ministro Anderson Torres pediu à Polícia Federal para abrir um inquérito para apurar as divergências entre os números das pesquisas e os contabilizados pela Justiça Eleitoral. Já Macedo justificou que "não há explicação racional" sobre a divergência das previsões dos institutos de pesquisa e dos votos contabilizados nas urnas eletrônicas.

No mesmo dia 13, uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, interrompeu os inquéritos da PF e do Cade, por entender que a missão de fiscalizar as pesquisas é do TSE.A ofensiva contra as pesquisas de intenção de voto por parte do governo federal começou a sair do papel no dia 6 de outubro. O líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR), anunciou em entrevista coletiva, um projeto que criminaliza erros nos levantamentos realizados pelos institutos.

Segundo Barros, os erros podem indicar "intenção" dos institutos em induzir ao eleitor que "não quer perder o voto" a optar pelo voto útil e mudar de candidato, produzindo efeitos no pleito.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  28/09/2022. Crédito: Ed Alves/CB. Politica. Brasil. Brasília - DF. Fachada do TSE
    28/09/2022. Crédito: Ed Alves/CB. Politica. Brasil. Brasília - DF. Fachada do TSE Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  •  31/08/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Politica. Fachada do Predio TSE - Tribuna Superior Eleitoral.
    31/08/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Politica. Fachada do Predio TSE - Tribuna Superior Eleitoral. Foto: Ed Alves/CB
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação