Eleições 2022

Ipec: Lula tem 54% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro marca 46%

Nos votos totais, Lula ficou com 50% dos votos gerais, frente 43% do Bolsonaro. A pesquisa de segundo turno mostrou um cenário de estabilidade

Pedro Grigori
postado em 17/10/2022 18:07 / atualizado em 17/10/2022 18:16
Lula e Bolsonaro estiveram frente a frente, na noite de domingo (16/10), para o primeiro debate do segundo turno. -  (crédito:  NELSON ALMEIDA / AFP)
Lula e Bolsonaro estiveram frente a frente, na noite de domingo (16/10), para o primeiro debate do segundo turno. - (crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)

O Ipec divulgou, nesta segunda-feira (17/10), a terceira pesquisa de intenção de voto realizada no segundo turno das eleições. O ex-presidente Lula (PT) segue na liderança, com 54% dos votos validos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) marcou 46%. A diferença entre os candidatos caiu dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, em relação a pesquisa da semana passada, e agora é de 8 pontos percentuais. 

A métrica dos votos válidos é a mesma adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições, onde brancos e nulos são desconsiderados.

Nos votos totais, Lula oscilou um ponto percentual, dentro da margem de erro, indo de 51% para 50%. Bolsonaro oscilou de 42% para 43%. Brancos e nulos marcam 5%, enquanto 2% ainda não sabem em quem votarão no segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro.

A pesquisa Ipec foi realizada entre sábado (15) e segunda-feira (17). 3.008 pessoas foram ouvidas em 184 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02707/2022.

 

Segundo turno: a distância que Bolsonaro e Lula devem percorrer para a vitória

 

O ex-presidente Lula ficou a dois pontos percentuais de ser eleito como presidente da República no primeiro turno. O petista atingiu 48,43% da preferência do eleitorado — 57.258.115 milhões de votos —, seguido pelo presidente, que recebeu 43,20% dos votos — 51.072.345 milhões.

Tendo em vista os números alcançados no pleito, Lula precisa de pouco mais de 1,8 milhões de votos válidos para superar os 50% necessários para ser eleito, enquanto Bolsonaro precisa de mais de 8 milhões de votos para triunfar sobre o adversário e conquistar a reeleição. Os votos que irão eleger Lula ou Bolsonaro devem partir da migração dos votos de quem escolheu Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) para presidir o país.

Tebet recebeu 4,9 milhões de votos e Ciro, 3,6 milhões. A soma dos dois é o número que Bolsonaro precisaria para ganhar o segundo turno, até com uma folga a mais. Os dois candidatos anunciaram apoio a Lula no segundo turno.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação