Meio Ambiente

Celso Amorim diz que Brasil vai propor cúpula sobre Amazônia, caso Lula vença

Segundo o ex-chanceler Celso Amorim, o ex-presidente deve propor a realização de uma cúpula de nações da floresta amazônica no primeiro semestre de 2023

Mariana Albuquerque*
postado em 19/10/2022 18:05 / atualizado em 19/10/2022 18:07
 (crédito: AFP / NELSON ALMEIDA)
(crédito: AFP / NELSON ALMEIDA)

Candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve propor a realização de uma cúpula de nações da floresta amazônica no primeiro semestre de 2023, em um possível mandato nos próximos anos, afirmou Celso Amorim. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (19) pela Reuters.

Amorim é o principal assessor de política externa do candidato petista e ex-chanceler do governo Lula. Segundo ele, a reunião daria um peso político inédito à Organização Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), criada em 1978. A OTCA reúne países americanos como Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além do Brasil.

Amorim disse ainda acreditar na necessidade de uma cúpula com demais países para tratar o assunto. "Se o presidente (Lula) me perguntasse uma proposta, eu diria: 'Se a gente puder, vamos fazer uma cúpula. E não vamos ficar limitados a eles (países do tratado). Vamos convidar como observadores ou associados os outros países da América do Sul, por exemplo, e alguns países desenvolvidos", afirmou.

Em setembro, conselheiros de Lula já teriam articulado a criação de um grupo chamado BIC, que seria composto por Brasil, Indonésia e Congo. Segundo a Reuters, a formação serviria para atuar na 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, conhecida como Conferência do Clima (COP) da ONU, que acontece em novmbro, no Egito. O objetivo seria o de pressionar os países ricos por financiamento para proteção das florestas e pela definição de detalhes sobre o mercado de carbono global.

Cobertura do Correio Braziliense


Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação