Eleições 2022

Juristas se reúnem nesta quinta para manifestar apoio à chapa Lula-Alckmin

Classe cita defesa da democracia e tentativa de controle do Judiciário por parte de Jair Bolsonaro

Luana Patriolino
postado em 19/10/2022 17:45 / atualizado em 19/10/2022 17:48
 (crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)
(crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)

A Frente Ampla de Juristas em Defesa da Democracia se reúne, nesta quinta-feira (20/10), para manifestar apoio à eleição do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno do pleito para Presidência. O evento está marcado para acontecer em um hotel de Brasília e contará com a presença de ex-ministros, estudantes de direito e políticos. Por meio de nota, o grupo afirmou que o movimento luta pela proteção da democracia e cita “tentativa de intimidação e controle do Supremo Tribunal Federal (STF)”.

“Nós, juristas, profissionais e estudantes do Direito, declaramos que, no dia 30 de outubro, vamos votar em Lula e Alckmin e para eles pedimos seu voto. A alternativa, representada pelo atual presidente, é o fim da Democracia e dos direitos políticos. Basta de ódio e de ataques à liberdade religiosa, chega de fome, de destruição do meio ambiente, de desintegração dos direitos econômicos e sociais de nossa população”, diz o comunicado.

A ameaça do presidente Jair Bolsonaro (PL) de aumentar o número de ministros da Suprema Corte gerou reação em todas as esferas da política. Os ministros aposentados Celso de Mello e Marco Aurélio Mello, do Supremo, criticaram a ideia publicamente e apontaram tentativa de controle. A Frente também destacou a informação. “Reflita sobre a recente tentativa de intimidação e controle do STF, com a ameaça de aumentar o número de ministros. É o ataque do autoritarismo, uma agressão à Justiça, como fez a ditadura militar brasileira”, apontou o grupo de juristas.

“Queremos unir brasileiras e brasileiros, a despeito de diferentes visões político-ideológicas, em torno do que está expresso no preâmbulo da Constituição da República, um Estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias”, finaliza o documento da entidade.

Cobertura do Correio Braziliense


Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação