Troca de tiros

Federação de policiais repudia ataque de Jefferson e fala em providências

Ex-deputado trocou tiros com a polícia ao resistir à ordem de prisão. Dois agentes da PF ficaram feridos durante a ação

Luana Patriolino
postado em 23/10/2022 17:51 / atualizado em 23/10/2022 17:51
Jefferson trocou tiros com a polícia ao resistir a um mandato de prisão -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Jefferson trocou tiros com a polícia ao resistir a um mandato de prisão - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) se manifestou publicamente após o ataque sofrido pelos agentes da Polícia Federal durante o cumprimento da ordem de prisão do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB). Por meio de nota, a entidade destacou a gravidade do atentado e que cobrará providências rigorosas ao político.

“A reação violenta contra policiais é um atentado contra o próprio Estado e uma ofensa incomensurável à ordem jurídica. A inconformidade em face de decisões judiciais deve ser demonstrada no terreno adequado, que são os próprios autos, nos termos da Constituição Federal de 1988, e nunca, através do exercício arbitrário”, disse a federação.

Na manhã deste domingo (23/10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou a prisão domiciliar do político, após “notórios e públicos descumprimentos” de decisões judiciais. Jefferson, então, trocou tiros com a polícia ao resistir o cumprimento da ordem. Dois agentes ficaram feridos com estilhaços e há suspeitas de que o ex-deputado teria atirado, inclusive, uma granada.

“A FENAPEF acompanha o caso de perto e prestará todo apoio, por intermédio do Sindicato dos Policiais Federais do Rio de Janeiro (SSDPFRJ), aos colegas policiais federais feridos durante o cumprimento da missão”, destacou a instituição.

A entidade, que congrega 27 sindicatos estaduais e representa mais de 14 mil policiais federais brasileiros, ressaltou que vai cobrar todas as providências legais a respeito do caso. “Outrossim, a Federação Nacional dos Policiais Federais cobrará das autoridades competentes a rigorosa apuração dos fatos até a efetiva responsabilização criminal do autor pelas múltiplas tentativas de homicídio praticadas contra os integrantes da equipe no exercício da função policial”, concluiu.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação