Eleições 2022

Bolsonaro assiste a programa de Lula em restaurante: "Falta hombridade"

Presidente almoçou com ministros na Vila Planalto, onde criticou o nome "Bolsolão", atribuído ao orçamento secreto pela campanha de Lula. "O PT apoiou o orçamento secreto", rebateu

Raphael Felice
postado em 24/10/2022 15:11 / atualizado em 24/10/2022 15:27
 (crédito:  Reprodução)
(crédito: Reprodução)

presidente Jair Bolsonaro (PL) almoçou em um restaurante na Vila Planalto, em Brasília, nesta segunda-feira (24/10). Durante o almoço com apoiadores, o candidato à reeleição assistiu às propagandas eleitorais que estavam sendo transmitidas na televisão do local.

Acompanhado dos ministros Paulo Guedes (Economia), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União), Célio Faria Júnior (Secretaria de Governo) e Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União), Bolsonaro viu tanto a propaganda da própria campanha quanto a do adversário no segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O chefe do poder Executivo conversou com jornalistas na saída do local e criticou o vídeo exibido pela campanha petista. Entre os ataques à gestão Bolsonaro, a produção se referia ao orçamento secreto como “Bolsolão”.

“Falta hombridade e caráter para enfrentar e discutir assuntos. Fica mentindo no horário eleitoral o tempo todo, falando de 'Bolsolão'. Nós sabemos que o PT apoiou o orçamento secreto. Ou seja, é talvez a campanha mais baixa da história que eu tenha visto”, reclamou.

Frequentemente, Bolsonaro tem dito não ter responsabilidade sobre a medida. O presidente sancionou, sem vetos, o orçamento secreto de 2022 e o de 2023, conhecido como RP 9. Criadas em 2019 e implementadas em 2020, as chamadas emendas de relator do Orçamento ficaram conhecidas como “orçamento secreto” por permitirem que parlamentares destinem recursos que saem diretamente dos cofres da União sem que haja transparência para onde vai o dinheiro.

Direito de resposta

Nas últimas semanas, a campanha de Lula conseguiu derrubar diversos vídeos de campanha de Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conquistando uma série de direitos de resposta

No sábado (22), o TSE decidiu que o petista terá direito a 116 veiculações na propaganda eleitoral de Bolsonaro, para se defender de acusações da campanha adversária. Segundo o TSE, o direito de resposta deve ser veiculado 116 vezes, no mesmo bloco e horário e na mesma emissora de televisão indicada na petição inicial para cada uma das reproduções do conteúdo tido como ilícito, o que corresponde à perda de 24 inserções de 30 segundos cada. No segundo turno, cada um dos candidatos tem direito a 25 inserções por dia, o que equivale a 125 vídeos por dia nas cinco emissoras integrantes do pool.

  • Bolsonaro almoça na Vila Planalto, em Brasília, com apoiadores nesta segunda-feira (24/10) Ed Alves / CB / DA.Press
  • Bolsonaro almoça na Vila Planalto, em Brasília, com apoiadores nesta segunda-feira (24/10) Ed Alves / CB / DA.Press
  • Bolsonaro almoça na Vila Planalto, em Brasília, com apoiadores nesta segunda-feira (24/10) Ed Alves / CB / DA.Press

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação