Eleições 2022

Propaganda de Bolsonaro volta a defender autoria do Pix

Apesar de lançada no atual governo, ferramenta foi desenvolvida pelo Banco Central durante a gestão Michel Temer (MDB). Autarquia é independente desde 1964 e teve autonomia aprovada em 2021

Raphael Felice
postado em 24/10/2022 17:41 / atualizado em 24/10/2022 17:48
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

A propaganda eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) veiculada nesta segunda-feira (24/10) foi realizada com a intenção de exaltar o governo atual como sendo “o mais digital das Américas”. Ainda segundo o programa, a gestão está à frente “até” dos Estados Unidos.

Com o título de “Governo mais digital das Américas”, a propaganda também voltou a atribuir a criação do Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), ao presidente da República, o que não é verdade. Apesar de ter sido lançado na gestão atual, a ferramenta de transferência de dinheiro entre contas bancárias foi elaborada durante o governo Michel Temer (MDB), pela área técnica da autoridade monetária. Apesar de ser vinculado ao Ministério da Economia, o BC não sofre interferência do poder Executivo por ser independente, conforme a Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964.

“Bolsonaro é tech”

A produção veiculada pela campanha de Bolsonaro afirma também que a atual gestão está trazendo a internet 5G para o Brasil, o que, segundo o vídeo, está “ajudando a criar oportunidades para o jovem empreender e ter emprego de qualidade”. O programa também diz que “Bolsonaro é tech” e cita que a tecnologia está a serviço da população mais simples e traz exemplos como a prova de vida para pessoas idosas feitas por vídeo, a criação de de 50 milhões de contas na Caixa sem pagar nenhuma tarifa e também a criação do portal gov.br.

A propaganda traz ainda propostas para a reeleição e diz que, “com a ajuda de deputados e senadores” — de perfil mais conservador em 2023 —, Bolsonaro irá criar o “zap da Saúde”. Com camisa social azul de mangas compridas e caneta Bic no bolso, ele diz em tom bem-humorado e sorridente que o “cidadão poderá marcar consultas e exames sem sair de casa”.

“É o fim da da fila na saúde no Brasil. E quando você chegar no médico, na tela do computador do mesmo, estará tudo ali, toda sua vida passada de exames, outras consultas e medicamentos já dispensados a você. E agora, também ali, quando ele der a receita final, você saberá onde procurar esse remédio, numa Farmácia Popular, o seu remédio, que já estará reservado para você”, diz Bolsonaro durante a propaganda.

A narradora da propaganda ainda ressalta que o médico terá acesso ao histórico com a autorização do paciente. “Com Bolsonaro é assim, menos burocracia, menos fila, mais tempo para fazer as coisas que você mais gosta”.

Outras propostas mencionadas são o “Imposto de Renda zero para quem ganha menos de R$ 6 mil” e o Auxílio Brasil, mantido em R$ 600, além de prometer aumentar o benefício, em R$ 200, ao cidadão que começar a trabalhar. O vídeo cita que Bolsonaro foi o presidente que “mais deu crédito ao pequeno e micro empresário”.

"O Brasil está dando certo!"

Após a propaganda anunciar as propostas do segundo mandato de Bolsonaro, ele aparece novamente no vídeo. Desta vez, o presidente está mais formal e aparece usando uma camisa social branca com uma gravata de cor azul marinho com listras brancas em diagonal. “Eu peço a vocês que continuem trabalhando, insistentemente, por seu vizinho, por seu amigo, por seu colega de trabalho, para mostrar para ele que o Brasil está dando certo!”, disse.

A propaganda é encerrada com um jingle, com letra que diz que “todo mundo é Bolsonaro”. Enquanto a música é reproduzida, aparecem imagens de comícios, carreatas do presidente e, por fim, aparece o vídeo em que o jogador Neymar Jr. anuncia apoio a Jair Bolsonaro.

Confira a propaganda:

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