Lula x Bolsonaro

Debate na Globo: veja horário, regras e como assistir on-line

Lula e Bolsonaro se enfrentam pela última vez antes do segundo turno das eleições, nesta sexta-feira (28/10), a partir das 21h30 nos canais da Rede Globo

Aline Brito
postado em 28/10/2022 00:01
 (crédito:  Reprodução/TV Globo)
(crédito: Reprodução/TV Globo)

Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vão ficar frente a frente, na noite desta sexta-feira (28/10), pela última vez antes do segundo turno das eleições, marcado para domingo (30/10). Os candidatos à Presidência participam do debate promovido pela TV Globo, nos canais abertos da emissora e no G1, GloboNews e Globoplay — disponíveis também para não assinantes. 

O embate será mediado pelo apresentador William Bonner e vai ao ar depois da novela Travessia, a partir das 21h30, nos Estúdios Globo, localizados no Rio de Janeiro. Ao todo, os presidenciáveis terão 1 hora e 30 minutos para apresentar propostas para o Brasil e convencer o público de quem é o melhor para comandar o país pelos próximos quatro anos.

Dividido em quatro blocos, os candidatos poderão falar livremente em alguns momentos e, em outros, devem discursar sobre temas definidos pela equipe de jornalismo da emissora. Além disso, cada um terá 1 minuto e 30 segundos para fazer as considerações finais.

Quando começa o debate?

O embate organizado pela TV Globo está marcado para começar às 21h30, logo após a novela Travessia. Com 1 hora e 30 minutos de duração, o debate deve se estender até as 23h.

Onde assistir ao debate presidencial?

A TV Globo irá transmitir o debate em seu canal na TV aberta em todo o país. Para quem desejar assistir ao encontro entre Lula e Bolsonaro pela internet, pode conferir por meio do GloboPlay, com transmissão aberta mesmo para quem não é assinante, pelo canal GloboNews, na TV a cabo, e pelo portal G1 (clique aqui para assistir pelo G1).

Todos irão transmitir o debate ao vivo a partir das 21h30 desta sexta-feira (28).

Como será o debate?

De acordo com as regras divulgadas pela Rede Globo, com as quais as assessorias dos candidatos concordaram, o debate será dividido em quatro blocos, totalizando 1h30min de duração.

O primeiro bloco terá 30 minutos e cada candidato receberá 15 minutos para usar nas perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Este bloco será de tema livre. Já o segundo bloco terá 20 minutos de duração, que será dividido em duas rodadas de 10 minutos cada. Neste, cada candidato terá 5 minutos de fala em cada rodada para discorrer sobre temas definidos pelo jornalismo da emissora.

No terceiro bloco, Lula e Bolsonaro voltam a ter 30 minutos para falar livremente, sem tema pré-determinado. As regras deste bloco são as mesmas do primeiro. Por fim, o quarto bloco é o menor, com 10 minutos de duração. Cada candidato terá 5 minutos para falar sobre um tema específico. Antes do encerramento do debate, os presidenciáveis terão 1 minuto e 30 segundos, cada um, para as considerações finais.

Lula e Bolsonaro confirmaram presença?

Até o momento, os dois candidatos concorrendo no segundo turno das eleições são esperados no debate da Globo, nesta sexta-feira (28). Diferente dos debates no SBT e na Record, em que Lula declinou dos convites e não compareceu, até o momento o petista não recusou o compromisso na Rede Globo.

Bolsonaro já havia confirmado, desde o início da campanha presidencial, que compareceria em todos os debates. Caso algum dos presidenciáveis desista de participar do embate, a Globo anunciou que será feita uma sabatina, de 30 minutos de duração, com quem comparecer e as perguntas feitas por William Bonner serão as mesmas que seriam usadas nos blocos de temas específicos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação