Eleições 2022

Lula sobre Bolsonaro: "Criou um ódio nesse país que não existia"

Segundo o ex-presidente Lula, a eleição deste ano não é normal porque "temos um cidadão anormal governando esse país"

Gabriela Ornelas
postado em 26/10/2022 12:14
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

Ao ser questionado sobre a forte polarização que circunda as eleições ao Planalto, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que seu adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL), plantou o ódio no país.

“Antes era assim, quem perdia a eleição ia pra casa se lamentar e já se preparar para a próxima eleição. E quem ganhava, tomava posse e começava a governar. Hoje estamos em uma eleição anormal, pois temos um cidadão anormal governando esse país. Esse cidadão criou um ódio que não existia nas eleições anteriores”, disse Lula, em entrevista à Rádio Mix de Manaus nesta quarta-feira (26/10).

“Disputei duas eleições com o Fernando Henrique Cardoso, uma com José Serra, uma com o Fernando Collor e outra com o José Alckmin e, quando acabava as eleições, o Brasil voltava à normalidade. Hoje, as famílias estão brigando. Pai não conversa com filho. A sogra não conversa com a nora”, comentou.

Respeito às urnas

Para o petista, essa não é uma eleição normal entre dois candidatos, entre dois partidos políticos. “É uma eleição entre a manutenção e a recuperação do regime democrático no nosso país e a continuidade da barbárie que representa o governo Bolsonaro. E o povo vai decidir soberanamente. O que o povo decidir, todo mundo vai acatar porque não duvidamos da urna eletrônica”, ressaltou.

Lula também falou acreditar que o bolsonarismo vai continuar após as eleições. “O ódio e o fanatismo vão continuar por um tempo, mas eu acho que a gente vai ter um processo de reconciliação e estabelecer uma política de convivência com a sociedade brasileira”, finalizou.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação