Eleições 2022

Se eleito, Lula prevê compensação para estados que preservam o meio ambiente

Candidato petista ainda afirmou que o Brasil precisa ser autossuficiente em fertilizantes. "Nós vamos trabalhar muito para ver o que pode ser feito na Amazônia sem prejudicar a floresta", disse

Gabriela Ornelas
postado em 26/10/2022 11:44 / atualizado em 26/10/2022 12:17
 (crédito: Ricardo Stuckert / Divulgação)
(crédito: Ricardo Stuckert / Divulgação)

Candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o seu plano de governo prevê uma compensação para os estados que preservam o meio ambiente. Segundo Lula, está provado cientificamente que não precisa desmatar a floresta para plantar soja, milho, ou criar gado.

O candidato acredita que o país já possui muitas terras degradadas que permitem até duplicar a produção dos alimentos do Brasil sem precisar derrubar uma árvore. A entrevista foi concedida à Rádio Mix de Manaus na manhã desta manhã (26/10).

“O estado tem que ter uma compensação. É preciso ter uma política de incentivo e fazer um estudo profundo, até com cientistas internacionais, para pesquisar profundamente a biodiversidade da Amazônia. E extrair dessa biodiversidade produtos para uma indústria de fármacos ou de cosméticos, por exemplo”, afirmou.

“O mundo tem que fazer um esforço para ajudar o Brasil a cuidar da Amazônia sem abrir mão da sua  soberania. Sabemos da importância dessa região para o clima do planeta Terra”, ressaltou.

Autossufiência de fertilizantes

Com a guerra na Ucrânia, o Brasil ficou refém de fertilizantes da Rússia. O Amazonas têm gás rico em nitrogênio, fosfato de alta qualidade, três depósitos de classe mundial de potássio com valor estimado de US$ 310 bilhões, mas o Brasil só produz 5% dos fertilizantes que necessita, mesmo sendo o maior importador de potássio do mundo.

Segundo Lula, como antes da guerra o fertilizante era barato, nunca se levou a sério a autossuficiência em fertilizantes. “Com a guerra na Ucrânia, descobrimos que precisamos de fertilizantes para que a terra possa produzir mais. Mas precisamos tomar cuidado para não prejudicar outros setores.”

O candidato explicou ainda que, no seu governo, a Petrobras tinha a concessão de uma área grande na Amazônia que tinha muito potássio, mas não podia jogar rejeitos nos rios do Amazonas. “Vamos estudar essa questão. Quero que o Brasil seja autossuficiente em todos os fertilizantes e nós vamos trabalhar muito para ver o que pode ser feito na Amazônia sem prejudicar a floresta”, explicou.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

“O estado tem que ter uma compensação. É preciso ter uma política de incentivo e fazer um estudo profundo, até com cientistas internacionais, para pesquisar profundamente a biodiversidade da Amazônia. E extrair dessa biodiversidade produtos para uma indústria de fármacos ou de cosméticos, por exemplo”, afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Lula:
    Lula: "Não vou me sentar na cadeira antes de ganhar. Só posso indicar nome para qualquer cargo depois que eu ganhar as eleições" Foto: Reprodução
  •  Lula deu entrevista à Rádio Mix de Manaus na manhã desta quarta-feira (26/10)
    Lula deu entrevista à Rádio Mix de Manaus na manhã desta quarta-feira (26/10) Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação