Eleições 2022

Novo suspende filiação de João Amoêdo após apoio a Lula

Em nota divulgada nesta quinta-feira (27/10), partido disse que Amoêdo está suspenso até o encerramento de processo disciplinar aberto contra ele

Victor Correia
postado em 27/10/2022 10:28 / atualizado em 27/10/2022 10:28
 (crédito: Twitter/joãoamoedonovo)
(crédito: Twitter/joãoamoedonovo)

O Novo anunciou nesta quinta-feira (27/10) a suspensão da filiação de João Amoêdo até que seja encerrado o processo disciplinar interno aberto contra ele. Apesar do partido não ter esclarecido o motivo para a suspensão, a medida ocorre após Amoêdo ter declarado apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que causou forte reação da direção e membros da sigla.

"O Partido Novo, através da Comissão de Ética Partidária (CEP), decidiu suspender liminarmente a filiação de João Dionísio Filgueira Barreto Amoêdo até o encerramento do processo disciplinar aberto contra ele, por possíveis violações estatutárias cometidas por ele", diz nota emitida pela legenda. "A Comissão de Ética Partidária é o órgão nacional, independente e permanente de apoio à gestão do Novo, e que tem como principal função zelar pela ética e decoro, bem como pela aplicação do estatuto e normas internas do novo, sendo assim o órgão competente para julgar denúncias feitas por nosso filiado", completa o texto.

Amoêdo declarou apoio a Lula em 15 de outubro, em entrevista publicada na Folha de S.Paulo. O Novo havia liberado seus filiados para escolherem seus candidatos a presidente da República no segundo turno, mas defendeu um posicionamento "totalmente contrário ao PT e ao lulismo".

Ao explicar sua decisão, Amoêdo, que concorreu à Presidência da República pelo Novo em 2018, disse que o presidente Jair Bolsonaro "apresenta um risco substancialmente maior" ao país do que Lula. A manifestação de Amoêdo gerou forte reação entre dirigentes do partido. O presidente nacional, Eduardo Ribeiro, classificou a declaração como "vergonhosa, constrangedora e incoerente".

Em sua conta no Twitter, o deputado federal Marcel van Hattem (Novo) comentou que a suspensão de Amoêdo "é decisão liminar até que seja julgado nosso pedido de sua expulsão".

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação