Eduardo Riedel (PSDB) está eleito como o novo governador do Mato Grosso do Sul. Com 100% das urnas apuradas, Riedel mostrou uma virada em relação ao resultado do primeiro turno, e venceu as eleições no segundo turno. o tucano teve 808.210 votos, 56,90% do total, contra 612.113 votos do Capitão Contar (PRTB), que teve 43,10%.
A disputa estava a acirrada no estado. No primeiro turno, Capitão Contar teve 26,71% dos votos totais, contra 25,16% de Eduardo Riedel.
A pesquisa Serpes – Pesquisas de Opinião e Mercado, contratada pela TV Morena (filial da Globo no MS), de intenções de voto divulgada em 27 de outubro, mostrava um empate técnico entre os dois candidatos. Contar tinha 44,2% das intenções enquanto Rindel tinha 42%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) sob o número MS-01111/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-07065/2022.
Quem é Eduardo Riedel?
Eduardo Riedel, tem 53 anos, é empresário e já foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Formado em biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem pós graduação em Gestão Empresarial pela FGV e Gestão Estratégica pelo Instituto Francês INSEAD.
Na política, trabalhou como secretário de governo na gestão de Reinaldo Azambuja, atual governador do estado, por dois mandatos. Também trabalhou como secretário de Infraestrutura.
É filiado pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e foi eleito pela coligação coligação Trabalhando por um novo futuro (Federação PSDB- Cidadania/Republicanos/PP/PSB/PL/PDT).
Para a eleição presidencial, Riedel declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição.
Como vice-governador, tem na chapa o deputado estadual José Carlos Barbosa — que usa nas urnas o nome Barbosinha — de 57 anos.
Cobertura do Correio Braziliense
Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook e Instagram (correio.braziliense).
Saiba Mais
- Política 'Nunca vi nada desse tipo no Brasil desde a redemocratização', diz ex-presidente do TSE sobre operações da PRF
- Política Mais de 23% das urnas apuradas: Bolsonaro lidera a corrida para o Planalto
- Política No 2º turno, TCU analisa mais 540 urnas para garantir transparência
- Política Observadores internacionais dizem que ação da PRF é 'mau sinal', mas é cedo para falar em impacto na eleição
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.