Eleições 2022

Jair Bolsonaro é o primeiro presidente a não conseguir se reeleger

Desde quando a reeleição foi aprovada, no ano de 1997, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), nenhum presidente havia ficado sem se reeleger

Ingrid Soares
Ronayre Nunes
Francisco Artur
postado em 30/10/2022 21:25 / atualizado em 30/10/2022 21:26
Bolsonaro ao longo deste domingo (30/10): expectativa no último dia de campanha -  (crédito: BRUNA PRADO / POOL / AFP)
Bolsonaro ao longo deste domingo (30/10): expectativa no último dia de campanha - (crédito: BRUNA PRADO / POOL / AFP)

Com a derrota para o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (30/10), Jair Messias Bolsonaro (PL) se torna o primeiro presidente a não conseguir se reeleger para mais um mandato. Com 99,75% das urnas apuradas, ele não pode mais ultrapassar o petista, que marcou 50,89% dos votos, contra 49,11%. 

Desde quando a reeleição foi aprovada, no ano de 1997, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), nenhum presidente havia ficado no poder por menos de oito anos. Neste período, foram reeleitos os presidente FHC (1994;2022), Lula (2003;2010) e Dilma Rouseff (PT), que embora tenha sido escolhida pelos eleitores para cumprir os mandatos referentes ao período de 2011 a 2018, foi afastada do cargo por um processo de impeachment, em 2016. À ocasião, ela foi substituída pelo então vice-presidente Michel Temer (MDB).

Histórico de Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro é paulista natural de Glicério. Com 67 anos de idade — o presidente derrotado nas urnas, em 2022, fez aniversário no último dia 21 de março. Antes de assumir a presidência, nas eleições de 2018, ele construiu sua carreira como deputado federal, cargo que ocupou por 28 anos. Enquanto parlamentar, ele representava o Rio de Janeiro, entre 1991 e 2018.

  • Bolsonaro ao longo deste domingo (30/10): expectativa no último dia de campanha MAURO PIMENTEL / AFP
  • Bolsonaro ao longo deste domingo (30/10): expectativa no último dia de campanha Bruna Prado / POOL / AFP
  • Bolsonaro ao longo deste domingo (30/10): expectativa no último dia de campanha MAURO PIMENTEL / AFP
  • Bolsonaro ao longo deste domingo (30/10): expectativa no último dia de campanha MAURO PIMENTEL / AFP
  • Bolsonaro ao longo deste domingo (30/10): expectativa no último dia de campanha Pablo PORCIUNCULA / AFP
  • Bolsonaro ao longo deste domingo (30/10): expectativa no último dia de campanha MAURO PIMENTEL / AFP
  • Bolsonaro ao longo deste domingo (30/10): expectativa no último dia de campanha Mauro PIMENTEL / AFP
  • Bolsonaro ao longo deste domingo (30/10): expectativa no último dia de campanha MAURO PIMENTEL / AFP
  • Bolsonaro ao longo deste domingo (30/10): expectativa no último dia de campanha MAURO PIMENTEL / AFP
  • Bolsonaro ao longo deste domingo (30/10): expectativa no último dia de campanha MAURO PIMENTEL / AFP

Campanha pautada em conservadorismo

Alavancado pela onda antipetista, Bolsonaro, à época no PSL, foi eleito presidente em 2018 com 57,7 milhões de votos (55,13% do eleitorado), batendo Fernando Haddad (PT), que teve 47 milhões de votos (44,87%). O mote principal foi a promessa de combate à corrupção, alimentada pela Operação Lava-Jato.

Com pouco tempo de propaganda de rádio e TV e sem recursos, Bolsonaro fez das redes sociais sua principal plataforma e, por meio delas, propagandeou seus ideais conservadores — defendidos até hoje — como a pauta antiaborto, contra a legalização da maconha, de combate ao que chama de “ideologia de gênero” e a favor do armamento da população civil.

Atentado marcou corrida eleitoral

Em Juiz de Fora (MG), a pouco menos de um mês das eleições, o então candidato foi vítima de um atentado à faca, que deu novo rumo à candidatura e fez com que Bolsonaro escalasse nas pesquisas até a vitória em segundo turno.

Capitão reformado do Exército, Bolsonaro foi vereador no Rio de Janeiro e deputado federal ao longo de 27 anos, em mandatos sucessivos, em que priorizou a defesa de interesses corporativos de militares, a redução da maioridade penal, o direito à legítima defesa e o excludente de ilicitude a policiais. Também encampou a defesa do voto impresso no Brasil, levantando suspeitas — nunca comprovadas — sobre a inviolabilidade dos votos na urna eletrônica.

Nascido em Glicério, no interior de São Paulo, em 21 de março de 1955, Jair Messias Bolsonaro foi registrado em Campinas. Ele é descendente de imigrantes italianos, que chegaram ao Brasil depois da II Guerra Mundial. Filho de Percy Geraldo Bolsonaro e de Olinda Bonturi Bolsonaro, o presidente é casado com Michelle Bolsonaro, com quem teve sua quinta filha, Laura.

Bolsonaro também é pai do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e de Jair Renan, a quem costuma se referir como 01, 02, 03 e 04, respectivamente.

Histórico de polêmicas

Bolsonaro coleciona um extenso histórico de declarações polêmicas relacionadas ao machismo, à homofobia e ao racismo. Em 2014, atacou a parlamentar Maria do Rosário (PT-RS) ao dizer que ela “não merece (ser estuprada) porque ela é muito ruim, porque é muito feia” e que “jamais a estupraria”. Durante o pico da pandemia de covid-19, que já vitimou mais de 686 mil brasileiros, pregou contra a vacinação, disse que a doença era uma “gripezinha”, negou “ser coveiro”, defendeu medicamentos sem eficácia comprovada e postergou a compra de vacinas.

Para atrair o eleitor mais pobre, Bolsonaro aumentou nos últimos meses o valor do Auxílio Brasil, do vale-gás e criou subsídios para caminhoneiros e taxistas. Também baixou artificialmente os impostos sobre combustíveis para domar a inflação, mas não conseguiu reduzir a rejeição ao seu nome, acima de 50% do eleitorado.

No 7 de Setembro de 2021, fez pesadas críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao ministro Alexandre de Moraes, ameaçando não cumprir mais decisões da Suprema Corte. Dois dias depois, precisou baixar a temperatura política e divulgou uma carta de recuo, escrita com ajuda do ex-presidente Michel Temer.

Na reta final da campanha entre o primeiro e segundo turno das eleições deste ano, Bolsonaro não se afastou das polêmicas. O presidente acusou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de não realizar inserções em rádios. Sem apoio, Bolsonaro recuou nos ataques ao órgão.

Na última sexta-feira (28/10), Bolsonaro participou do debate na Rede Globo. Na ocasião, prometeu aumentar o salário mínimo em 2023 para R$ 1.400. A ocasião também ficou marcada por trocas de farpas com o então oponente, Lula.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação