ELEIÇÕES 2022

"Passo decisivo", diz Alexandre de Moraes sobre 2º turno das eleições

Ministro fez pronunciamento em cadeia nacional na noite deste sábado (29/10) e lembrou importância do voto

Luana Patriolino
postado em 29/10/2022 22:16
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse que o país dará, neste domingo (30/10), “um importante e decisivo passo” na “caminhada de desenvolvimento e progresso”. Em pronunciamento nacional, exibido na rádio e na televisão, na noite deste sábado (29/10), o magistrado também convidou os brasileiros a irem às urnas e lembrou das resoluções aprovadas pela Corte durante o período eleitoral.

“O Brasil dará mais um importante e decisivo passo em nossa caminhada de desenvolvimento e progresso, garantindo o fortalecimento democrático e a estabilidade republicana. Mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores irão decidir, definitivamente, em 2º turno, quem governará o país pelos próximos 4 anos”, disse.

Moraes chamou atenção para o número de abstenção no primeiro turno e fez um apelo para que os brasileiros compareçam para exercer a democracia. No primeiro turno, 32 milhões de cidadãos não votaram — representando 20,89% dos eleitores.

“O comparecimento e o voto são os mais importantes instrumentos de cidadania para a construção de um país justo e igualitário. O comparecimento e o voto repercutirão no futuro de todos nós, de nossos pais, filhos, familiares e amigos. No 1º turno, conseguimos o menor número de votos em branco e nulos das últimas cinco eleições”, ressaltou.

Ele destacou a resolução do Judiciário que autorizou a gratuidade do transporte público no país, inclusive, em regiões de difícil acesso. “Para facilitar o comparecimento e auxiliar todos os eleitores e eleitoras a exercerem seu mais importante direito político, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral reforçaram a obrigatoriedade do fornecimento integral do transporte público, principalmente o gratuito”, disse.

O presidente do TSE também apontou a gravidade e o aumento do assédio eleitoral no país. Na véspera da votação segundo turno, o Ministério Público do Trabalho (MPT) registrou um total de 2.360 denúncias do crime no país. “O momento de digitar seu voto na urna eletrônica é sagrado, inviolável e individual, por isso continuarão não sendo permitidos celulares nas cabines eleitorais”, declarou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação