Eleições 2022

Aliado de Bolsonaro, Lira comenta vitória de Lula: "Hora de desarmar os espíritos"

Presidente da Câmara também pede respeito às opiniões divergentes e alerta que não serão aceitos revanchismos e perseguições de qualquer um dos lados. Ele exaltou a democracia e a força das instituições e disse que o momento é de pacificação

Tainá Andrade
postado em 30/10/2022 21:30 / atualizado em 30/10/2022 21:30
 (crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
(crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Após o resultado das eleições presidenciais para o segundo turno, em que Lula saiu vencedor com 50,85% dos votos válidos, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), reconheceu a vitória pela decisão do povo.

“O Brasil deu mais uma demonstração da vitalidade da sua democracia, da força das suas instituições e do nosso povo. A vontade da maioria jamais deverá ser contestada e seguiremos em frente na construção de um País soberano, justo e com menos desigualdades”, declarou Lira.

“Ao presidente eleito, a Câmara dos Deputados lhe dá os parabéns e reafirma o compromisso com o Brasil, sempre com muito debate, diálogo e transparência. É preciso ouvir a voz de todos, mesmo divergentes e trabalhar para atender as aspirações mais amplas”, continuou.

Em um discurso de cerca de 10 minutos, ele ressaltou que o compromisso da Câmara é com um Brasil mais eficiente e lembrou que, assim como estava validando a lisura do processo eleitoral, o outro lado deveria respeitar opiniões divergentes. Portanto, não se pode “aceitar revanchismos ou perseguições, seja de que lado for”.

“É hora de desarmar os espíritos, estender a mão aos adversários, debater, construir pontos, propostas e práticas que tragam mais desenvolvimento, empregos, saúde, educação e marcos regulatórios eficientes. Tudo que for feito daqui para frente tem que ter um único princípio: pacificar o país e dar melhor qualidade de vida ao povo brasileiro”, assegurou.

“Agora é olhar adiante, debater instâncias legítimas e democráticas, restabelecer o respeito e autonomia dos Poderes e avançar para melhorar a vida de todos e principalmente dos mais vulneráveis”, defendeu Lira.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação