ELEIÇÕES 2022

Joe Biden cumprimenta Lula pela vitória: "Espero trabalharmos juntos"

Presidente dos EUA sinalizou a reabertura do canal de negociações entre a maior economia do mundo e o Brasil. Relações andavam estremecidas desde a saída do polêmico Donald Trump

Rosana Hessel
postado em 30/10/2022 21:02 / atualizado em 30/10/2022 23:53
 (crédito: Kevin Dietsch / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
(crédito: Kevin Dietsch / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

Poucos minutos após a confirmação do resultado das eleições presidenciais, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória nas eleições do segundo turno deste domingo (30/10).

Binden elogiou o processo eleitoral classificando de "justo e confiável" e ainda sinalizou a reabertura do canal de negociações entre a maior economia do mundo e o Brasil. As relações andavam estremecidas desde a saída do polêmico Donald Trump.

"Parabéns ao Luiz Inácio Lula da Silva por ser eleito o próximo presidente do Brasil após um processo eleitoral livre, justo e confiável. Espero trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos", disse Biden, em nota da Casa Branca divulgada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Quando Biden foi eleito, em 2020, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi um dos últimos chefes de estados a reconhecer a vitória do democrata nas urnas.

Com 99,83% das urnas apuradas, Lula recebeu 60,2 milhões de votos e Bolsonaro, 58,1 milhões. Aos 77 anos, o petista foi eleito pela terceira vez. 

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação