Eleições 2022

Biden, Macron e Fernandez: líderes mundiais repercutem vitória de Lula

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito, neste domingo, com 50,88% dos votos. Ele derrotou o candidato à reeleição Jair Bolsonaro, que marcou 49,12%

Francisco Artur
postado em 30/10/2022 22:48 / atualizado em 30/10/2022 22:48
 (crédito: CARL DE SOUZA / AFP)
(crédito: CARL DE SOUZA / AFP)

A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (30/10), foi comentada por chefes de estado ao redor do planeta. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, destacou a credibilidade do pleito brasileiro e mostrou interesse em desenvolver iniciativas entre os dois países.

“Parabéns ao Luiz Inácio Lula da Silva por ser eleito o próximo presidente do Brasil após um processo eleitoral livre, justo e confiável. Espero trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos", escreveu Biden, em nota da Casa Branca divulgada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito, neste domingo, com 50,88% dos votos. Ele derrotou o candidato à reeleição Jair Bolsonaro, que marcou 49,12%

A vitória do petista também foi comentada pelo presidente da França, Emmanuel Macron. Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarar Lula como eleito, o líder francês usou as redes sociais para felicitar o próximo presidente brasileiro.

“Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, publicou.

Outro líder de um país membro da União Europeia, o presidente da Espanha também sinalizou para Lula. “Parabéns, Lula, pela vitória nesta eleição na que o Brasil decidiu torcer pelo progresso e a esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, a igualdade e contra as mudanças climáticas. Seu sucesso vai ser do povo brasileiro", escreveu Pedro Sanchez no Twitter.

Entre as nações da América Latina, Lula foi parabenizado pelo presidente da Argentina, Alberto Fernandez, que associou a vitória do petista a “um novo tempo para a história” do continente. “Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”, disse o líder da Argentina.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação