ELEIÇÕES 2022

Nunes Marques e Mendonça não vão ao TSE acompanhar apuração

Ministros indicados por Jair Bolsonaro também não compareceram no primeiro turno das eleições

Luana Patriolino
postado em 31/10/2022 00:00 / atualizado em 31/10/2022 00:05
 (crédito: Antonio Augusto/Secom/TSE)
(crédito: Antonio Augusto/Secom/TSE)

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques e André Mendonça, ambos indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), não compareceram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite deste domingo (30/10), para acompanhar a apuração dos votos do segundo turno das eleições. Eles também não foram à Corte no primeiro turno.

Participaram os demais ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do TSE, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o corregedor nacional da Justiça, Luís Felipe Salomão, embaixadores e observadores internacionais.

Na ocasião, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, pediu fim aos ataques ao processo eleitoral. O magistrado fez um pronunciamento em que exaltou as urnas eletrônicas e destacou o trabalho de todas as instituições envolvidas na realização do pleito.

"Urnas eletrônicas são patrimônio nacional e espero que, a partir dessa eleição, finalmente cessem as agressões ao sistema eleitoral, cessem os discursos fantasiosos, as notícias fraudulentas, as notícias criminosas contra as urnas eletrônicas, porque quem novamente atestou a credibilidade das urnas eletrônicas foi o povo brasileiro", disse, em coletiva de imprensa.

Moraes ainda afirmou que ligou para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e para o candidato derrotado Jair Bolsonaro após a divulgação do resultado pela Corte.

"Conversei com o candidato, agora eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro, dizendo que a Justiça Eleitoral estava apta e iria proclamar o resultado oficial das eleições", revelou. E contou que cumprimentou os dois "por terem participado do mais importante momento da democracia, que é o momento das eleições".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação