São Paulo

Lula "é um líder como nunca se viu antes", diz presidente da Argentina

O presidente eleito e o presidente argentino Alberto Fernández reuniram-se nesta segunda (31/10) em um hotel de São Paulo. Expectativa é de retomada nas relações

Victor Correia
postado em 31/10/2022 15:31 / atualizado em 31/10/2022 15:51
 (crédito: Ricardo Stuckert)
(crédito: Ricardo Stuckert)

O presidente da Argentina Alberto Fernández afirmou, nesta segunda-feira (31/10), que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), "é um homem de bem, é um líder da região", e "um líder como nunca se viu antes". O presidente argentino se disse ainda muito contente com o resultado das eleições brasileiras, e que veio ao Brasil para dar a Lula "o abraço que ele merece".

A vinda de Fernández ao Brasil foi anunciada pela agência estatal de notícias Télam na manhã de hoje (31/10) e o encontro ocorreu no segundo andar do Hotel Intercontinental, em São Paulo. O presidente argentino estava acompanhado pelo chanceler Santiago Cafiero e pelo embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli.

Ao chegar ao local Fernández afirmou que queria "dar o abraço que ele (Lula) merece", e acrescentou: "Lula é um homem de bem, é um líder da região. Estamos muito contentes". O encontro ocorreu por volta das 13h30. Os dois líderes reuniram-se a portas fechadas, e depois almoçaram no local.

Em suas redes, o presidente argentino publicou o momento do encontro com Lula. "Todo o meu amor, minha admiração e meu respeito, querido companheiro. Temos um futuro que nos abraça e nos convoca", declarou Fernández.

O teor da reunião entre os dois líderes ainda não foi divulgado, mas a expectativa do governo argentino é que a relação com o Brasil seja retomada com a posse de Lula. A Argentina sofre com forte crise econômica, incluindo alta inflação, e vê em Lula um aliado para ajudá-la com a situação. O governo de Jair Bolsonaro (PL) critica o país latino-americano por ter elegido Fernández, um presidente de esquerda. Em seus discursos eleitorais, Bolsonaro diz que a Argentina é "uma nova Venezuela".

Além disso, Fernández acredita que Lula pode articular uma retomada nas relações entre todos os países latino-americanos, após a onda recente de eleições de governos de esquerda. O petista, por sua vez, defendeu em seus discursos eleitorais que pretende retomar relações com os países da América do Sul e recolocar o Brasil em evidência no cenário internacional.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Presidente eleito Lula e presidente da Argentina reúnem-se em São Paulo 31/10
    Presidente eleito Lula e presidente da Argentina reúnem-se em São Paulo 31/10 Foto: Reprodução/Twitter @alferdez
  • Lula e Alberto Fernandez
    Lula e Alberto Fernandez Foto: Ricardo Stuckert/ PT
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação