Eleições

Ex-bolsonarista Arthur Weintraub diz que Bolsonaro "destruiu a direita"

Ex-aliado de Bolsonaro usou as redes sociais para criticar o presidente após ele perder as eleições

Thays Martins
postado em 31/10/2022 15:20 / atualizado em 31/10/2022 15:21
 (crédito: Alex Ferreira/Camara dos Deputados)
(crédito: Alex Ferreira/Camara dos Deputados)

O ex-bolsonarista Arthur Weintraub usou as redes sociais para comentar a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições. O ex-assessor especial do governo acusou Bolsonaro de "destruir a direita" e entregar de "bandeja, de mão beijada, o poder pra esquerda". Ele ainda criticou o fato de Bolsonaro ainda não ter se pronunciado após a derrota. "O bravateiro nem pra dar uma declaração, um post, uma satisfação a quem acreditou nas mentiras e bravatas", afirmou.

Arthur Weintraub ainda disse que avisou sobre "os riscos e mentiras". "Denunciamos toda a sujeira. Fomos chamados de traidores. A máquina foi usada pra destruir nossas reputações. Muita gente desavisada caiu na lábia da bravata. Agora a verdade se mostrou." O post também foi compartilhado pelo irmão dele, o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Os dois se distanciaram de Bolsonaro e começaram a tecer críticas ao presidente durante a campanha deles para a Câmara dos Deputados. Nenhum dos dois conseguiu ser eleito. Abraham teve 3,9 mil votos e Arthur, 1,9 mil.

Nesta semana, Abraham já tinha dito que Bolsonaro não é uma pessoa honrada e que perderia a eleição para Lula. “Além de não ter honra, vai perder a eleição!”, disse. 

Aliados se manifestam

Apesar de Bolsonaro ainda não ter se manifestado desde a noite de domingo, alguns dos aliados dos presidente já começaram a dar declarações. O ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal eleito por São Paulo Ricardo Salles (PL) disse que era hora de "serenidade" e que o resultado das eleições refletem a "necessidade de buscar caminhos para a pacificação do país".

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) prometeu que será oposição ao governo de Lula. "O sonho de liberdade de mais de 51 milhões de brasileiros continua vivo e lhes prometo, serei a maior oposição que Lula Jamais imaginou ter."

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que não considera o resultado da eleição nacional como derrota. "Eu tenho certeza que ele vai tocar o barco, é o grande líder da direita, tem um legado aí de 59 milhões de votos, fez senadores, fez governadores, fez deputados federais. Então, realmente, tem uma grande força política, eu acho que a gente não pode considerar esse resultado como uma derrota de forma nenhuma", disse em entrevista a TV Globo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação