Mídia

Um dia após eleição, Jovem Pan demite 4 comentaristas; veja a lista

A onda de demissões abrange três colunistas pró-Bolsonaro e um jornalista crítico ao bolsonarista

Francisco Artur
postado em 31/10/2022 19:58 / atualizado em 31/10/2022 21:42
A demissão da Jovem Pan foi comentada, por meio do Twitter, pelo então colunista Guilherme Fiuza -  (crédito: Redes sociais/Reprodução )
A demissão da Jovem Pan foi comentada, por meio do Twitter, pelo então colunista Guilherme Fiuza - (crédito: Redes sociais/Reprodução )

Após o presidente da República e então candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), perder, no último domingo (30/10), as eleições para Luiz Inácio Lula Silva (PT), a emissora Jovem Pan anunciou a demissão de quatro comentaristas.

A reformulação no quadro de colunistas da emissora abrangeu os comentaristas Augusto Nunes e Guilherme Fiuza. Apoiadores de Bolsonaro, ambos participavam do programa diário Pingos nos Is.

A demissão da Jovem Pan foi comentada, por meio do Twitter, pelo então colunista Guilherme Fiuza. Ele, que também escreve para a Revista Oeste, se mostrou grato aos ex-colegas de emissora.

Augusto Nunes usou a mesma rede social que Fiúza para escrever sobre sua demissão da rádio Jovem Pan.

Além do programa Pingo nos Is, Nunes apresentava o programa semanal de entrevistas Direto ao ponto.

As demissões também abrangeram os colunistas Caio Coppola, do programa JP News, e Guga Noblat, que participava das diárias do Morning Show.

Bolsonarista, Coppola não se pronunciou sobre a demissão. Assim como Fiúza e Nunes, ele escreve artigos para a Revista Oeste.

Guga Noblat, diferente dos três outrora comentaristas da Jovem Pan, se posiciona contra o candidato derrotado Jair Bolsonaro.

A demissão, segundo ele, ocorreu por causa do episódio em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obrigou a rádio a conceder direito de resposta ao então candidato à presidência Lula, além de determinar que a emissora se "abstenha" de promover novas inserções e manifestações que digam que o petista mente sobre ter sido inocentado.

Na ocasião, em que a Jovem Pan classificou como censura da justiça eleitoral, Guga Noblat, segundo narrou o próprio, havia sido afastado sob a justificativa de não ter endossado a narrativa da rádio. A condição de afastado, porém, transformou-se em demissão, nesta segunda-feira (31/10).

Jovem Pan

Rádio, canal de televisão e uma das páginas mais acessadas no Youtube, a Jovem Pan é um conglomerado de mídia que se posiciona próxima ao bolsonarismo. Após o TSE informar a vitória de Lula, a emissora publicou um editorial em que, diferente do candidato derrota Bolsonaro, reconheceu a conquista do petista. 

No texto, a empresa também reforça os apoios à democracia e as pautas relacionadas à defesa da família, liberdades individuais, além de um "Estado mínimo e menos paternalista e do desenvolvimento econômico e social". 

Quanto às demissões dos colunistas próximos a Bolsonaro e do jornalista crítico ao bolsonarismo, a Jovem Pan se restringiu a comentar, apenas, a saída de Augusto Nunes.  

"Em comum acordo, O Grupo Jovem Pan e o jornalista Augusto Nunes entenderam por bem pôr fim à parceria de trabalho que estava vigente há mais de cinco anos, através da empresa do Augusto, Lauda Comunicação Ltda, sem qualquer animosidade ou juízo de valor. Os termos e detalhes do deslinde não serão objetos de comentários por conta de o contrato de origem estar acobertado e protegido por cláusula de sigilo e confidencialidade. O Grupo Jovem Pan agradece o jornalista Augusto Nunes e deseja sucesso nas novas fronteiras que ele haverá de desbravar", diz a nota emitida pela empresa. 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação