Eleições 2022

Ex-presidente do PSDB, Tasso Jereissati define apoio em Lula no 2º turno

Tasso Jereissati cravou a decisão e afirma que a tendência seja que o partido siga na mesma linha, porém não descarta uma decisão pela neutralidade

A definição da eleição no segundo turno entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) fez com que as forças do autointitulado "centro democrático" retomassem as conversas, desta vez, para definir novos apoios. O ex-presidente do PSDB Tasso Jereissati (CE) cravou, nesta segunda-feira (3/10), que apoiará o ex-presidente Lula. 

“Minha posição é Lula”, disse o senador cearense ao Estadão. Em relação ao restante do partido, ele ponderou que o apoio ainda deve ser discutido. 

Ainda que o PSDB e o PT tenham se colocado em lados opostos por pelo menos 20 anos, Jereissati já havia sinalizado abertura com o ex-presidente petista. Em 2021, ele conversou com Lula por telefone e teve uma reuniao. No entanto, o senador manteve o apoio à candidata da coligação com o MDB e Cidadania, Simone Tebet (MDB).

Agora, Tasso não descarta que o partido opte pela neutralidade, mas acredita que a tendência será liberar o apoio. A definição será dada após a reunião da Executiva, na terça-feira (4/10). O senador deseja um apoio formal e que “Lula se comprometa com um governo de pacificação”, ressaltou.

A candidata apoiado por Tasso, no primeiro turno, ficou em terceiro lugar na disputa ao Palácio do Planalto. Ontem, em coletiva, após o anúncio do resultado, Tebet disse que esperará 48 horas para que os diretórios dos partidos em torno de sua candidatura decidam sobre qual caminho irão tomar. Após as oficializações, anunciar sua decisão de apoio. Entretanto, ela garantiu que "não irá se omitir".

Saiba Mais