Eleições 2022

Lula sobre política externa de Bolsonaro: 'Brasil vai continuar como você, sozinho'

Em debate na TV Globo, os dois candidatos à Presidência da República se enfrentam pela última vez nesta sexta-feira (28/10) antes do segundo turno eleitoral

Ao discutirem as propostas de política externa para o Brasil, o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou seu oponente, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), de estar isolado do mundo. “O que você vai fazer para reinserir o Brasil no mundo? Senão, o Brasil vai continuar como você, sozinho”, acusou o petista.

Bolsonaro não respondeu de imediato, mas rebateu: “A tua política externa é com o ditador Maduro, é com Cuba, é com a Argentina. E pegando dinheiro do BNDES e mandando pra fora. Por que Belo Horizonte não tem metrô?”, questionou. “Por que você optou por fazer obras fora do Brasil e não aqui dentro?”

“Ele não tem relação com nenhum país do mundo”, disse Lula, em resposta. “Ele sabe que a nossa política externa foi a mais eficaz”. Bolsonaro respondeu: “Lá fora, o mundo está torcendo por mim, e não por você”.

Saiba Mais

Última chance

Esta é a última oportunidade que ambos têm para ficar cara a cara com o adversário. Acerca do formato do debate da Globo, os candidatos terão 15 minutos para administrar livremente no primeiro e terceiro bloco. O debate começou às 21h30, e está sendo transmitido nos canais abertos da emissora e no G1, GloboNews e Globoplay — disponíveis também para não assinantes.

O segundo turno será neste domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas. Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições de 2022.

Saiba Mais