Fala de Bolsonaro

Gleisi Hoffmann: "Reconhecer bloqueios como pacíficos é incentivá-los"

A presidente nacional do PT criticou nesta terça-feira (1º/11) a primeira declaração de Jair Bolsonaro após a derrota nas urnas no último domingo

Victor Correia
postado em 01/11/2022 18:00
 (crédito: Gustavo Bezerra/PT na Câmara )
(crédito: Gustavo Bezerra/PT na Câmara )

A presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou o primeiro pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) após a derrota nas urnas para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorrido na tarde desta terça-feira (1º/11). Segundo Gleisi, "reconhecer bloqueios como movimentos pacíficos é incentivá-los".

"Lula disputou seis eleições presidenciais. Quando perdeu, acatou o resultado e nunca promoveu arruaça. Bolsonaro é o primeiro e único a apostar no caos diante da derrota. Reconhecer bloqueios como movimentos pacíficos é incentivá-los", disse Gleisi em sua conta no Twitter. Para a presidente do PT, Bolsonaro é irresponsável: "Nunca pensou no país".

 

Bolsonaro se pronunciou, apenas na tarde de hoje, sobre o resultado das urnas no domingo (30/10), em meio a manifestações organizadas por apoiadores do presidente em estradas brasileiras. Em breve fala, o chefe do Executivo condenou ações que provoquem o "cerceamento do direito de ir e vir".

Transição

"As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedades, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir", declarou Bolsonaro. Ele não citou a derrota para Lula nem contestou o resultado das urnas. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, porém, disse que foi autorizado pelo presidente a iniciar a transição de governo.

"A presidente do PT, segundo ela em nome do presidente Lula, disse que na quinta-feira será formalizado o nome do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) [como coordenador da transição]. Aguardaremos que isso seja formalizado para cumprir a lei do nosso país", disse Ciro, logo após o pronunciamento de Bolsonaro.

Mais cedo, outros membros da campanha de Lula repudiaram as manifestações. A senadora Simone Tebet (MDB-MS), em seu Twitter, afirmou que os bloqueios são "manifestações antidemocráticas" e que o momento é de "paz e união". O senador eleito Wellington Dias (PT-PI), logo antes da declaração de Bolsonaro, frisou em nota à imprensa que o presidente estava "cometendo crime de responsabilidade e omissão" ao não se pronunciar sobre os bloqueios, e disse que advogados e diversas instituições pedem a a investigação de quem está financiando as manifestações.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação