Manifestações

Embaixadas de Israel e da Alemanha se pronunciam sobre suposta saudação nazista

Grupo de bolsonaristas fez gesto com braços estendidos semelhante à saudação nazista durante manifestação em Santa Catarina. MP entendeu que não houve crime

Correio Braziliense
postado em 03/11/2022 12:41 / atualizado em 03/11/2022 12:41
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

As embaixadas de Israel e da Alemanha se pronunciaram sobre a suposta saudação nazista em um ato contra a eleição de Luiz Inácio da Silva (PT) na cidade de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, nesta quarta-feira (2/11).

A assessoria da embaixada de Israel enviou um comunicado oficial repudiando as saudações nazistas em Santa Catarina.

"Rejeitamos qualquer forma de referências nazistas no Brasil e em geral. Estamos preocupados com esse fenômeno aqui e contamos com as autoridades competentes para que tomem as providências necessárias para acabar com esse tipo de atos ultrajantes", diz a nota.

O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, usou o Twitter para falar do ocorrido, classificando o gesto como "crime".

"O uso de símbolos nazistas e fascistas por 'manifestantes' claramente de extrema direita é profundamente chocante. Apologia ao nazismo é crime! Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil. Esse gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele", escreveu.

Entenda

Durante um ato pedindo intervenção militar nesta quarta-feira (2/11) no município catarinense de São Miguel do Oeste, eleitores de Jair Bolsonaro (PL) aparecem em imagens fazendo suposta saudação nazista durante a execução do Hino nacional.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apontou em investigação preliminar que manifestantes não tiveram intenção de fazer apologia ao nazismo. O Grupo de Atuação no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), que faz parte do MPSC, entendeu que não há evidências de prática de crime após identificar manifestantes, analisar imagens e ouvir testemunhas.

Segundo a apuração do órgão, o gesto foi feito pelos bolsonaristas após serem instruídos pelo locutor do evento, um empresário local, a estenderem a mão sobre o ombro da pessoa a frente ou, se não houvesse, para que estendessem o braço, a fim de "emanar energias positivas".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação