Transição

Bancada do PSD fará reunião na terça (8/11) para definir apoio ao governo Lula

Deputados e senadores eleitos pelo partido vão se reunir com o presidente da legenda, Gilberto Kassab, em Brasília. Senador Otto Alencar articula apoio de senadores

Raphael Felice
postado em 04/11/2022 19:25
 (crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação PT)
(crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação PT)

Na próxima terça-feira (8/11), a bancada do PSD no Congresso Nacional vai se reunir com o presidente do partido, Gilberto Kassab, para definir se vão compor ou não a base de apoio no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O líder da legenda no Senado, Otto Alencar (BA), articula com a bancada do partido na Casa e avalia “condições” do PSD integrar o governo dentro do Congresso. Reeleito no dia 2 de outubro com 4.218.333 votos e 58,31% dos votos válidos, o senador afirmou ao Correio que articula o apoio com a bancada pessedista.

Mesmo antes do governo de transição ter começado oficialmente, o PT corre contra o tempo para conseguir aliados desde já para aprovar a PEC da Transição. O apoio do PSD, que atualmente tem 46 deputados federais e 11 senadores (12 com o presidente Rodrigo Pacheco), é de grande importância. 

“Vai ter uma reunião terça-feira (08) com [Gilberto] Kassab, com deputados e senadores. Temos alguns senadores que apoiaram Lula no primeiro turno, tem o [Carlos] Fávaro (MT), Omar Aziz (MT), eu, o [Sérgio] Petecão (AC), o Alexandre Silveira (MG), a Daniela Ribeiro (PB). Também estou conversando com os senadores que não apoiaram e vamos conversar”, disse Otto, que confirmou ter iniciado conversas com demais senadores do PSD, como Nelsinho Trad (MS), Vanderlan Cardoso (GO) .

Sobre as negociações com o PT para apoiar a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado, Otto Alencar afirmou que o assunto deverá ser debatido mais para frente. Em entrevista o jornal Folha de S. Paulo na última quinta-feira (3/11), Kassab condicionou a construção com Lula ao apoio do presidente eleito a “bons projetos do PSD”, como Eduardo Paes, Ratinho Jr (SC), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Fábio Mitidieri (SE) e à recondução de Pacheco à mesa-diretora do Senado.

“O PSD está oferecendo ao governo Lula a possibilidade de construir juntos boas políticas públicas para aproximadamente 40% do país. Nesses estados e no Senado, temos responsabilidade de condução”, disse Kassab.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação