Brasília

Alckmin anuncia hoje (14) mais nomes do governo de transição de Lula

Oito grupos técnicos de trabalho já estão formados; coordenação do processo de passagem de bastão cabe ao vice-presidente eleito

Estado de Minas
postado em 14/11/2022 15:17
 (crédito:  EVARISTO SA/AFP)
(crédito: EVARISTO SA/AFP)

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) vai anunciar, nesta segunda-feira (14/11), novos integrantes dos grupos técnicos que compõem a estrutura da transição entre os governos do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) e do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Até este momento, o núcleo de Lula já oficializou a composição de oito dos 31 comitês do governo transitório.

"Enquanto Lula vai ao Egito para a COP27 mostrando a volta do Brasil ao cenário internacional e nosso compromisso com a agenda ambiental, aqui em São Paulo, às 15h, anuncio novos nomes que comporão nosso time técnico na transição", disse Alckmin, no Twitter.

Coordenador-geral da transição, o vice-presidente eleito é responsável por supervisionar os trabalhos de todos os grupos técnicos. Até aqui, os nomes já anunciados misturam as diversas correntes que apoiaram Lula na eleição nacional.

Os componentes da equipe vão de economistas liberais, como Persio Arida e André Lara Resende, a lideranças à esquerda como o deputado federal eleito Guilherme Boulos (Psol), um dos responsáveis por debater temas ligados à habitação.

Até este momento, quatro mineiros já foram anunciados como componentes da equipe de transição. O deputado estadual André Quintão (PT) vai atuar no grupo que trata de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, enquanto a também petista Macaé Evaristo, que assume assento na Assembleia Legislativa em 2023, terá participação nas contribuições a respeito da Educação.

No grupo sobre Igualdade Racial, há Martvs das Chagas, sociólogo e secretário de Planejamento da Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata. Além dele, a equipe conta com Nilma Lino Gomes, que foi ministra do tema durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

A estrutura da transição

  • 31 grupos temáticos;
  • 50 nomeados formais; outros, vão trabalhar voluntariamente;
  • Coordenação-Geral: Geraldo Alckmin;
  • Coordenação Executiva: Floriano Pesaro
  • Coordenação de Articulação Política: Gleisi Hoffmann;
  • Coordenação dos Grupos Técnicos: Aloizio Mercadante;
  • Coordenação de Organização da Posse: Janja da Silva;
  • Conselho Político: Antônio Brito (PSD); Carlos Siqueira (PSB); Daniel Tourinho (Agir); Felipe Espirito Santo (Pros); Gleisi Hoffmann (PT); Guilherme Ítalo (Avante); Jefferson Coriteac (Solidariedade); José Luiz Penna (PV); Juliano Medeiros (Psol); Luciana Santos (PCdoB); Wesley Diógenes (Rede); Wolney Queiroz (PDT)

Grupos técnicos já anunciados:

Desenvolvimento Social e Combate à Fome: André Quintão, Bela Gil, Márcia Lopes, Reinaldo Sérgio Jamil Maluf, Renato Takarab, Simone Tebet e Tereza Campello;

Comunicações: Alessandra Orofino, César Alvarez, Helena Martins, Jorge Bittar e Paulo Bernardo;

Direitos Humanos: Emídio de Souza, Luiz Alberto Melchert, Janaína Barbosa de Oliveira, Maria do Rosário, Maria Victoria Benevides, Silvio Almeida e Rubens Linhares Mendonça Lopes;

Economia: André Lara Resende, Guilherme Mello, Nelson Barbosa e Persio Arida;

Indústria, Comércio e Serviços: Germano Rigotto, Jackson Schneider, Luciano Coutinho, Rafael Lucchesi e Marcelo Ramos

Subgrupo de Pequenas Empresas (apêndice da equipe sobre Indústria): Tatiana Conceição Valente, Paulo Okamotto, Paulo Feldmann e André Ceciliano;

Mulheres: Anielle Franco, Aparecida Gonçalves, Eleonora Menicucci, Maria Helena Guarezi, Roberta Eugênio e Roseli Faria;

Planejamento, Orçamento e Gestão: Antonio Corrêa de Lacerda, Enio Verri, Esther Dweck e Guido Mantega;

Igualdade Racial: Douglas Belchior, Givânia Maria Silva, Ieda Leal, Martvs das Chagas, Nilma Lino Gomes, Preta Ferreira e Thiago Tobias.

*Os grupos técnicos listados consideram os nomes anunciados pelo PT e, também, os que não foram divulgados pelo partido, mas constam no Diário Oficial da União DOU) como integrantes da transição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação