CLIMA

Lula desembarca no Egito para participar da COP27

Essa é a primeira viagem internacional do petista como presidente eleito. Ele vai ter reuniões e deve participar de outros eventos no país

Luana Patriolino
postado em 14/11/2022 22:43 / atualizado em 14/11/2022 22:56
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no Egito, na noite desta segunda-feira (14/11), para participar da COP27 — conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento vai até o dia 18 de novembro e ocorre na cidade de Sharm El Sheikh.

Nas redes sociais, o petista falou das expectativas ao participar da convenção. "Bom dia. Hoje viajo ao Egito para participar da COP 27. O combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro. Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos", escreveu, via Twitter.

Essa é a primeira viagem de Lula como presidente eleito. No Egito, ele tem reuniões com o secretário-geral da ONU, António Guterres, o presidente do país anfitrião, o general Abdel Fattah El-Sisi, e com lideranças de outras nações sobre o combate ao desmatamento.

Na quarta-feira (16/11), o petista ainda deve participar da conferência "Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática". Os governadores Waldez Góes (PDT-AP) Gladson Cameli (PP-AC), Mauro Mendes (União-MT), Helder Barbalho (MDB-PA), Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), e Marcos Rocha (União-RO) também devem estar presentes.

Também estão na comitiva: a futura primeira-dama, Janja, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

O presidente Jair Bolsonaro (PL) também foi convidado para participar da COP27, mas não confirmou presença. No lugar dele, foi o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. No ano passado, o chefe do Executivo não foi ao evento da ONU e mandou um vídeo de menos de três minutos com mensagens para a conferência. Na ocasião, ele destacou o Brasil como parte da solução climática, mas não citou os índices de desmatamento e nem a Amazônia.


 

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação